Agendamento
ATENÇÃO! A partir de janeiro de 2024, o CPF passou a ser o único número de identificação dos cidadãos brasileiros. Assim, para fazer qualquer solicitação de serviço público será necessário informar o CPF.
Nas repartições consulares brasileiras, solicitações de passaportes, atestados e certidões de nascimento, casamento e óbito deverão incluir obrigatoriamente o número de CPF correspondente.
Mesmo quem não tem planos de regressar ao Brasil deverá tirar o CPF para ter acesso a estes e outros serviços.
O agendamento do atendimento presencial é obrigatório e deverá ser feito pelo sistema e-consular. A solicitação de serviços pelos correios, quando permitida, deve ser iniciada pelo mesmo canal.
O sistema e-consular pode ser acessado a partir de qualquer aparelho com acesso à internet, como computadores, tablets e celulares, e não requer a instalação de programas ou aplicativos.
Caso tenha problemas para acessar ou usar o sistema, envie um e-mail ao endereço consular.lima@itamaraty.gov.br explicando, de forma detalhada, o erro ou dificuldade encontrado - se possível anexando as imagens de tela relevantes ("print screen").
PASSO A PASSO
1. Verifique sua documentação - Antes de dar início ao seu requerimento no e-consular, verifique na página do Setor Consular a documentação exigida para a prestação do serviço desejado.
2. Faça seu login no e-consular - Entre na página do e-consular: https://ec-lima.itamaraty.gov.br/. Caso disponha de número de CPF, clique na opção “Entrar com GOV.BR” e siga as instruções apresentadas em seguida. Caso não tenha número de CPF, siga as instruções na parte inferior da tela.
3. Escolha o serviço desejado – Ao completar seu login, você será direcionado à aba “Meus Serviços”, em que é possível escolher o serviço desejado clicando em "novo serviço".
4. Forneça as informações e documentos solicitados - Leia atentamente as instruções e preencha todos os campos com as informações solicitadas. Quando solicitado, faça upload das imagens da documentação exigida. Caso esteja utilizando um aparelho celular, você poderá tirar fotos dos documentos com o próprio aparelho.
5. Finalize a solicitação - Após preencher todas as informações, confira os dados fornecidos e envie o requerimento para validação da equipe do Setor Consular.
6. Aguarde sua resposta – Após analisar o seu requerimento, nossa equipe enviará uma mensagem ao endereço de e-mail que você forneceu anteriormente. Se o requerimento cumprir todos os requisitos necessários, você receberá um link para agendar o seu atendimento presencial ou, caso tenha sido solicitado serviço por correio, receberá explicações sobre o procedimento exigido. Caso o requerimento não cumpra os requisitos necessários, você receberá um e-mail solicitando a correção ou complementação das informações apresentadas. Nesse caso, faça as alterações indicadas no próprio sistema e-consular e reenvie o requerimento para validação.
ATENÇÃO!
- Não compareça Embaixada sem antes receber o email confirmando a validação de seu requerimento no e-consular. O mesmo vale para o envio de pedidos de serviços pelo correio.
- Lembre-se de comparecer no dia agendado com os originais de todos os documentos e o comprovante de pagamento original (exceto quando o serviço for gratuito).
- Esteja na Embaixada no horário indicado. Tendo em vista o sistema de agendamentos, não há filas de atendimento. Neste sentido, comparecer mais cedo não garantirá atendimento antes do horário indicado, e atrasos poderão comprometer o serviço programado.
- Não será permitida a entrada de acompanhantes na área de atendimento, salvo em casos de menores, idosos e pessoas com necessidades especiais.
- São expressamente proibidas fotografias e filmagens durante o atendimento presencial.