Notícias
Toque de recolher
A Embaixada do Brasil em Lima comunica que o Governo do Peru decretou ontem (15/12), no contexto do estado de emergência nacional vigente, imobilização social obrigatória em horários determinados ("toque de queda"), durante 5 dias, em localidades de Cusco e de outros departamentos, conforme indicado no quadro abaixo (Decreto Supremo 144-2022-PCM). Nesse contexto, orienta-se que os cidadãos brasileiros mantenham-se calmos e em segurança e cumpram as determinações das autoridades locais, de modo a evitar que estejam sujeitos à aplicação de medidas penais e administrativas por eventual descumprimento.
A Embaixada esclarece que tem realizado gestões em alto nível junto às autoridades peruanas com vistas a viabilizar o retorno imediato dos brasileiros que se encontram impossibilitados de deixar o país.
Nesse contexto, a Embaixada reitera orientação de que os brasileiros afetados permaneçam abrigados em local seguro, evitem locais onde porventura ocorram aglomerações ou manifestações, acompanhem as orientações das autoridades locais e se comuniquem diretamente com as companhias aéreas para reprogramação de voos. Solicitamos aos turistas brasileiros que se encontrem retidos no Peru que efetuem registro em fomulário eletrônico da embaixada, disponível no link: https://www.gov.br/mre/pt-br/embaixada-lima/formulariobrasileiros.
Para mais informações, acompanhe nossas redes sociais e consulte a página de alertas da Superintendência de Trânsito (Sutran) - http://gis.sutran.gob.pe/alerta_sutran/ - ou contate o órgão de informação e assistência ao turista - IPERU: https://www.peru.travel/es
Teor do Decreto Supremo 144-2022-PCM: https://busquedas.elperuano.pe/normaslegales/decreto-supremo-que-declara-inmovilizacion-social-obligatori-decreto-supremo-n-144-2022-pcm-2134806-1/