VIAGEM AO PERU – INFORMAÇÕES SOBRE SEGURANÇA EM GERAL E NAS ESTRADAS EM PARTICULAR
Está planejando viajar ao Peru? Pede-se extrema atenção aos seguintes alertas e recomendações de segurança:
Contrate um seguro de viajante para todo o período de permanência no país e esteja certo de que o seguro do seu veículo ou motocicleta tem validade no exterior, caso contrário contrate um seguro antes de ingressar no Peru.
Recomenda-se cautela especial aos turistas que viajam pelo Peru por via terrestre, especialmente aos motociclistas, que devem verificar com antecedência as condições mecânicas de seus veículos e o estado físico e situação das rodovias. É preciso ter em conta a dificuldade de assistência técnica aos veículos, especialmente em zonas mais remotas, e o fato de que as grandes altitudes em algumas regiões do Peru (mais de 3.000m) podem afetar o funcionamento dos veículos. Além disso, muitas regiões peruanas são afetadas por fortes chuvas e deslizamentos, enquanto as estradas podem ser objeto de bloqueios prolongados em decorrência de protestos sociais. Para consultar a situação das estradas no Peru, acesse a página:
http://wsgcv.proviasnac.gob.pe/sgcv_emergenciavial
Têm sido frequentes os acidentes envolvendo motoristas e motociclistas brasileiros, causados por imprudência e imperícia dos motoristas nas estradas peruanas. O motorista e o motociclista brasileiros devem conduzir seus veículos com extrema cautela e minuciosa atenção aos procedimentos e comportamento dos demais motoristas. Frequentes violações das regras de trânsito nas ruas e estradas peruanas podem ter consequências fatais para estrangeiros que aqui conduzem. Os condutores de veículos e motocicletas devem ficar atentos para movimentos bruscos e uma direção agressiva nas ruas e estradas peruanas, em contraste com a extrema cortesia e a amabilidade características do povo peruano.
Em caso de acidente ou problema mecânico contate uma autoridade policial. Lembre-se de que em várias localidades peruanas existe uma polícia turística que poderá ser mais útil em caso de necessidade.
Verifique, antes de iniciar o seu deslocamento, a existência de possíveis manifestações e protestos. Ainda que de caráter pacífico, recomenda-se evitar as áreas de manifestações, já que esse tipo de situação pode trazer riscos, em caso de eventual confrontação com a polícia. Fechamentos de estradas são comuns e geram problemas sensíveis para os viajantes.
Cuide sempre dos seus pertences, principalmente em áreas de grande concentração de pessoas, como ruas de comércio, shoppings, feiras de artesanato/antiguidades, transportes públicos, aeroportos, etc. Em caso de abordagem por estranhos, recomenda-se cuidado com bolsas e bagagem de mão, especialmente em locais como restaurantes, lojas e recepções de hotéis.
Tenha extremo cuidado com a contratação de táxis e transportes em geral. Utilize somente transporte autorizado.
IMPORTANTE: Existem no Peru áreas em que a presença do Estado é limitada e onde se verifica a incidência de problemas ligados ao narcotráfico, à mineração irregular e ao tráfico de madeira. Área de particular risco é o vale dos rios Apurimac, Ene e Mantaro (VRAEM), onde atuam grupos criminosos. Note-se que o VRAEM se localiza em área relativamente próxima à região turística de Cusco. Há registro de delitos também em áreas de trânsito de viajantes, como alguns trechos das zonas de fronteira do Peru com a Bolívia, o Brasil e a Colômbia.
Lembre-se de que a assistência a brasileiros em áreas remotas e de difícil acesso é extremamente prejudicada e limitada. Os brasileiros em viagem pelo Peru devem examinar e ponderar detalhadamente os riscos de saúde e de segurança de viajar por certas regiões do país.
Para informações mais detalhadas e atualizadas para sua viagem, recomendamos contatar as autoridades peruanas, por meio do serviço de assistência ao turista no Peru: https://www.peru.travel/es-pe/iPeru.aspx