Vistos para Brasileiros em Viagem ao Exterior
Atenção:
Este serviço não é de competência das repartições consulares brasileiras.
Portanto, não pode ser realizado nas Embaixadas do Brasil no exterior.
Esta página contém informações sobre como encaminhar sua solicitação diretamente ao órgão competente.
A emissão de vistos de entrada e a decisão sobre admissão de visitantes em território estrangeiro é de exclusiva competência e soberania de cada país.
Cabe lembrar que os requisitos exigidos podem variar a depender do objetivo da viagem.
Portadores do passaporte brasileiro estão isentos de visto para viajar a turismo a mais de 150 países do mundo. Isso não significa, no entanto, que não devem ser cumpridos requisitos para entrada em outros países. Certificados de vacinação, prova de hospedagem, comprovantes do objetivo da viagem, cartas-convite e bilhetes de retorno ao Brasil podem ser (e frequentemente são) exigidos pelas autoridades estrangeiras para entrada em outros países. Informe-se cuidadosamente, antes de viajar, da documentação necessária para entrada no destino escolhido. Ao chegar ao país, apresente todos os documentos às autoridades de fronteira.
Além do destino escolhido para a viagem, é necessário observar, ainda, a eventual exigência de visto em países de trânsito. Ainda que o destino final não exija visto de cidadãos brasileiros, é possível que o país de trânsito, se houver, solicite algum tipo especial de visto. Informe-se com antecedência dessa necessidade.
Cidadãos brasileiros que desejam obter quaisquer outras informações sobre vistos para viajar a outros países devem contatar diretamente as Representações Consulares (Embaixada ou Consulado) daqueles países.
Clique aqui para obter os dados de contato das Embaixadas e Consulados estrangeiros no Brasil.
Importante:
Ainda que nacionais do Brasil não precisem de visto para ingressar no país como turista, é possível haver exigência de visto para nacionais que estejam viajando a trabalho ou a estudo. Nesses casos, certifique-se de ter obtido o visto correto, a depender do objetivo de sua viagem. Vale recordar que, em muitos países, a apresentação de visto incorreto (não condizente com os objetivos da viagem) pode resultar problemas graves como detenção e deportação.