Eleições
Todos os brasileiros residentes no exterior, independentemente do sexo, devem cumprir suas obrigações eleitorais (alistamento eleitoral e voto).
Brasileiros com dupla cidadania brasileira e finlandesa continuam obrigados a realizar o alistamento eleitoral e a votar.
O alistamento eleitoral é obrigatório para os maiores de 18 anos.
O alistamento eleitoral é facultativo para os maiores de 16 e menores de 18.
O voto é facultativo para todos os maiores de 16 e menores de 18 anos.
O voto é obrigatório para todos os maiores de 18 anos e menores de 70 anos.
O voto é facultativo para os maiores de 70 anos e para os analfabetos.
Ao que possui domicílio eleitoral no exterior (Zona Eleitoral do Exterior), o exercício do voto é exigido apenas nas eleições para Presidente e Vice-Presidente da República (de 4 em 4 anos).
Atenção: As próximas eleições presidenciais no exterior ocorrerão em 2026.
Para quem tem domicílio eleitoral no Brasil, o exercício do voto é exigido em todas as eleições.
Atenção: As eleições no Brasil são realizadas em todos os anos pares para Presidente, Governadores, Deputados, Senadores, Prefeitos e Vereadores (2024, 2026, 2028...).
Importante:
Caso o eleitor esteja fora do seu domicílio eleitoral no dia da eleição ou impedido de comparecer às urnas em seu local de votação, em cada turno específico, por qualquer razão, deverá obrigatoriamente justificar sua falta, a cada turno.
Evite problemas com sua situação eleitoral.
Caso more na Finlândia, transfira o seu título para a Finlândia. Isso evita que se esqueça de votar ou justificar cada eleição municipal e estadual.
Informações sobre alistamento eleitoral, mudança de domicílio, atualização de dados e regularização de título estão em nossa página.
Informações sobre as eleições presidenciais de 2026 serão divulgadas nesta página, oportunamente, tão logo sejam disponibilizadas pela Justiça Eleitoral brasileira.