Emergências no Exterior
O Setor Consular da Embaixada do Brasil em Helsinque elaborou Cartilha Consular dedicada à comunidade brasileira residente na Finlândia.
A cartilha reúne informações práticas sobre o papel do Serviço Consular Brasileiro e sobre os serviços de atendimento ao cidadão e de emergência existentes na Finlândia.
A cartilha também contém conselhos aos turistas e aos residentes brasileiros no país.
Para acessar a cartilha em versão PDF, para impressão, clique aqui.
Para apoio e assistência em assuntos não emergenciais, consulte em nosso site a seção Apoio Médico, Psicológico, Jurídico e Policial na Finlândia.
IMPORTANTE: Em todos os casos de emergência ocorridos na Finlândia, independentemente da natureza do problema ( ameaças e violência, crimes, acidentes, problemas médicos, crises psicológicas, incêndios, desastres, entre outros ), o número de telefone a ser acionado é o mesmo: 112. O serviço de emergências na Finlândia atende 24 horas, em finlandês, sueco e inglês. Emergências na Finlândia: disque 112. |
Emergências Consulares
I. Sua Situação é Mesmo uma Emergência Consular?
O plantão consular do Itamaraty se destina a atender os casos de comprovada emergência consular, ocorridas fora do horário comercial.
Situações de emergências são apenas aquelas que envolvem risco à vida, à segurança ou à dignidade humana de cidadãos brasileiros.
Casos não-emergenciais ou que tenham ocorrido durante o horário comercial devem ser reportados pelos canais regulares de atendimento, seja à Repartição Consular, seja diretamente ao Núcleo de Assistência a Brasileiros (NAB), em Brasília.
SUA SITUAÇÃO É REALMENTE UMA EMERGÊNCIA CONSULAR? |
|
SÃO EMERGÊNCIAS:
|
NÃO SÃO EMERGÊNCIAS:
|
- Crises humanitárias decorrentes de desastres naturais, de guerras civis ou conflitos armados; - Desaparecimento de nacionais brasileiros no exterior nas últimas 48 horas; - Casos de tráfico de pessoas; - Qualquer situação de casos de violência e maus tratos contra nacionais brasileiros; - Identificação de hospitalizados indocumentados ou desvalidos; - Comunicação de falecimento a familiares no Brasil; - Acidentes graves envolvendo nacionais brasileiros. |
- Ocorrências policiais; - Prisões e detenções; - Inadmissão em país estrangeiro, problemas imigratórios, vistos e deportações; - Perda de passaporte, ou de outros documentos; - Extravio de bagagens; - Passaporte vencido; - Perda de voos; - Autorização de viagem para menores detidos em aeroporto, no Brasil; - Recusa de concessão de vistos por autoridades estrangeiras; - Quaisquer outras situações que não impliquem risco iminente à vida ou à segurança de um brasileiro no exterior. |
II. Contatos do Plantão Consular
Durante o horário normal de expediente (hora local do país estrangeiro), as emergências são normalmente atendidas pelo Consulado ou Embaixada do Brasil no local em que ocorreram, por meio de seus canais regulares de atendimento. As emergências também são atendidas pelo Núcleo de Assistência a Brasileiros - NAB, em Brasília-DF, por meio de seus canais regulares de atendimento.
Apenas após encerrado o horário normal de expediente poderão ser acionados os números de telefone do plantão consular.
Importante:
- Os plantonistas que atendem nestes números não estão habilitados a prestar informações sobre serviços consulares e somente devem ser procurados em casos que exijam atendimento emergencial.
- Caso não seja possível atendê-lo imediatamente, aguarde para que seja feito o retorno tão logo possível pelos funcionários do Itamaraty.
EMERGÊNCIAS CONSULARES - CONTATOS *ATENÇÃO: Antes de contatar o plantão, clique aqui e verifique se sua situação é uma emergência consular. Contatar a Repartição Consular Brasileira (Embaixada, Consulado ou Vice-Consulado do Brasil), ou o Núcleo de Assistência a Brasileiros (NAB), por meio dos canais de atendimento, conforme hora local da repartição. Recomenda-se que, no contato, seja fornecido o maior número possível de informações sobre o caso em questão, incluindo:
1. nome completo do(a) brasileiro(a) a ser assistido(a);
2. data de nascimento; 3. filiação; 4. número do passaporte (se a família souber); 5. breve relato do ocorrido (o que aconteceu, onde aconteceu, telefones e/ou endereços de contato, mesmo que antigos).
|
|
DURANTE O HORÁRIO DE EXPEDIENTE DA REPARTIÇÃO |
APÓS O ENCERRAMENTO DO EXPEDIENTE DA REPARTIÇÃO |
Embaixada em Helsinque - Setor Consular
|
Embaixada em Helsinque - Plantão
Atenção: Este número não atende outras questões / demandas.
+358 (0) 40 840 1652
( Apenas emergências ocorridas das 17:00 h às 9:00 h, hora da Finlândia )
|
Contatos das Repartições Consulares em outros países |
Números do plantão em outros países
( hora local do país estrangeiro )
|
Núcleo de Assistência a Brasileiros - NAB
|
Núcleo de Assistência a Brasileiros (NAB) - Plantão no Brasil
+55 (61) 98260-0610
( 20:00 h às 8:00 h, hora de Brasília )
- Este número também recebe Mensagens em Whatsapp -
|