Violência Doméstica e de Gênero
As informações nesta página são oferecidas em caráter meramente informativo. Esclarecemos que a Embaixada não dispõe de lista de profissionais de qualquer natureza, nem divulga nomes em específico: devido a sua natureza pública e às limitações estabelecidas pela lei local, pela lei brasileira e por tratados internacionais, as Embaixadas não podem intervir em assuntos particulares, nem recomendar serviços ou profissionais privados.
Os órgãos finlandeses listados nesta página têm natureza governamental ou sem fins lucrativos (ONGs, voluntariados, etc.) e não são listados como uma recomendação da Embaixada.
A escolha por estes serviços é de inteira responsabilidade do cidadão, assim como a idoneidade e qualidade dos serviços, de exclusiva responsabilidade das instituições aqui listadas.
Violência Doméstica e de Gênero
IMPORTANTE: Se houver risco iminente à vida e à segurança, acione a polícia finlandesa imediatamente pelo número 112 ou dirija-se ao posto policial mais próximo.
Emergência (ameaça ou violência): Ligue 112
Atenção: Por limitações legais, a Embaixada não poderá acionar a polícia finlandesa em nome da vítima, nem interferir na atuação das autoridades locais. Em caso de ameaça e/ou violência, cabe à própria interessada o acionamento das autoridades policiais competentes, bem como o registro da ocorrência.
Outros recursos destinados às vítimas de ameaças e violência:
Na Finlândia, os serviços e a legislação para vítimas de crimes e pessoas que sofreram violência doméstica se fortalecem continuamente.
As vítimas de violência doméstica podem obter ajuda de várias fontes.
Um provedor de suporte e ajuda é o Nacional Victim Support Finland (RIKU), que oferece serviços que podem ser consultados anonimamente.
O RIKU fornece orientações e aconselhamento, para garantir o direito a uma vida segura e sem violência.
RIKU: https://www.riku.fi/en/as-a-victim-of-crime/violence-against-women/
Contato - RIKU: https://www.riku.fi/en/contact-information/
Denúncias de abusos e violência doméstica também podem ser feitas por meio da Nollalinja Helpline, serviço anônimo e gratuito, com atendimento em finlandês, inglês ou sueco, mantido pelo National Institute for Health and Welfare (THL).
Nollalinja Helpline: https://nollalinja.fi/en/
Telefone: 080 005 005
A polícia da Finlândia oferece informações importantes sobre como agir em caso de ameaça e violência, bem como prevenir este tipo de ocorrência. O site também contém manuais práticos e links para outras instituições de apoio às mulheres.
Poliisi: https://poliisi.fi/en/violence-in-close-relationships
Campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica
A campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica visa a facilitar o pedido de ajuda silenciosa por parte de vítimas em repartições públicas e privadas por meio de um sinal em formato de X, feito preferencialmente na palma da mão e na cor vermelha.
O sinal será entendido pelos agentes públicos ou privados como um código de denúncia de situação de risco ou violência enfrentada pela mulher em questão.
LEMBRE-SE: Se houver risco iminente à vida e à segurança, acione a polícia finlandesa imediatamente pelo número 112 ou dirija-se ao posto policial mais próximo.
Caso haja dificuldade em obter a pronta intervenção das autoridades locais, reporte o caso no balcão de atendimento consular ou contate-nos por um dos nossos canais de atendimento.
Atenção: Por limitações legais, a Embaixada não poderá acionar a polícia finlandesa em nome da vítima, nem interferir na atuação das autoridades locais. Em caso de ameaça e/ou violência, cabe à própria interessada o acionamento das autoridades policiais competentes, bem como o registro da ocorrência.