Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Todos os atendimentos presenciais somente são realizados por agendamento.
Os horários de agendamento estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 13:00 horas*.
* Das 9:00 às 10:00 horas o Setor Consular permanece inteiramente dedicado ao atendimento das demandas por telefone.
Das 13:00 às 17:00 horas o Setor Consular se dedica ao atendimento das demandas por e-mail, ao processamento interno dos serviços consulares e à emissão dos documentos solicitados pelo público.
Atençäo:
Compareça pontualmente ao Setor Consular, no horário agendado. Caso não possa comparecer, por qualquer razão, cancele seu atendimento via e-consular ou nos informe com a máxima antecedência, por e-mail consular.helsinque@itamaraty.gov.br.
A tolerância para atrasos é de no máximo 15 minutos. Atrasos além do prazo de tolerância impedem a prestação imediata do serviço consular. Deverá ser realizado novo agendamento, para coleta do serviço pronto.
Para sua conveniência, alguns serviços podem ser realizados inteiramente por correio. Consulte a disponibilidade de atendimento por correio na página de cada serviço.
Antes de realizar o agendamento, verifique na página de cada serviço as instruções e os documentos necessários ao atendimento.
A página do Setor Consular contém todas as informações necessárias ao bom e rápido processamento do seu serviço.
Caso tenha dificuldades para utilizar o e-consular, veja aqui o vídeo com instruções, passo a passo, para realizar o agendamento.
Para realizar agendamento de serviços consulares, acesse o sistema E-Consular:
( Agendar Serviços Consulares )
De segunda a sexta-feira, das 10:00 às 13:00 horas, horário da Finlândia
- O Setor Consular não realiza agendamentos por e-mail ou por telefone. Por questão de segurança, o agendamento somente pode ser realizado pelo próprio interessado, por meio do e-consular.
- Antes de seu agendamento, lembre-se de ler atentamente as instruções na página do serviço desejado. Caso o requerente compareça ao atendimento agendado e não apresente todos os documentos necessários ao serviço, ou não possa realizar o pagamento das taxas consulares, o serviço não poderá ser prestado e será necessário realizar novo agendamento.
- Compareça pontualmente ao Setor Consular, no horário agendado. Caso não possa comparecer, por qualquer razão, cancele seu atendimento via e-consular ou nos informe com a máxima antecedência, por e-mail consular.helsinque@itamaraty.gov.br.
Atençäo: A tolerância para atrasos é de no máximo 15 minutos. Atrasos além do prazo de tolerância impedem a prestação imediata do serviço consular. Deverá ser realizado novo agendamento, para coleta do serviço pronto.
- Por questão de segurança e sigilo, somente o requerente e seus acompanhantes são permitidos por vez no Setor Consular. Não compareça antes do horário agendado, pois não há salas de espera. Lembre-se de preparar-se adequadamente para a chuva, frio e neve,
- Lembre-se de trazer todos os documentos necessários ao serviço. É recomendável trazer todos os documentos brasileiros originais que possuir. Caso o requerente não apresente os documentos obrigatórios, o serviço não poderá ser prestado.
- Pedimos portar aparelho celular habilitado com internet banking de conta bancária na Finlândia, para pagamento dos emolumentos consulares. Pagamentos feitos de contas no exterior (contas em terceiros países, wise, etc.) e no Brasil podem impedir a prestação imediata de seu serviço consular.