Atendimento por Correio ( Posti )
Para sua conveniência, alguns serviços podem ser realizados inteiramente por correio. Consulte a disponibilidade de atendimento por correio na página de cada serviço.
Antes de enviar a sua solicitação por correio, verifique na página de cada serviço as instruções e os documentos necessários ao atendimento.
A página do Setor Consular contém todas as informações necessárias ao bom e rápido processamento do seu serviço.
Para todos os atendimentos por correio é necessário encaminhar, além de toda a documentação original necessária ao serviço consular:
- 1 (uma) etiqueta postal de retorno (até 250g), expressa ou registrada, auto-endereçada.
Para adquirir a etiqueta postal de retorno acesse o site do Posti em:
- Carta expressa: https://www.posti.fi/palvelutverkossa/lahettaminen/#/kirje/pikavalinta/pika?lang=en
- Carta registrada: https://www.posti.fi/palvelutverkossa/lahettaminen/#/kirje/pikavalinta/kirjattu?lang=en
* Tanto a carta expressa, quanto a registrada podem ser rastreadas. No entanto, apenas a carta registrada tem incluído seguro do Posti.
- Instruções passo a passo para adquirir a etiqueta postal de retorno podem ser consultadas aqui.
Importante:
- Lembre-se de ler atentamente as instruções na página do serviço desejado. Caso o requerente não envie ao Setor Consular todos os documentos necessários ao serviço, ou não possa realizar o pagamento das taxas consulares, o serviço não poderá ser prestado e será devolvido, por correio, sem processamento.
- Os serviços por correio somente serão destinados a endereço de correspondência na Finlândia. Caso não resida mais na Finlândia, o(a) requerente poderá solicitar que o serviço seja enviado a endereço de terceiro (parente ou amigo) residente na Finlândia.
- Por questão de segurança e de controle do atendimento por correio, o Setor Consular não envia documentos por carta comum (isto é, sem o código de rastreamento), mas somente por carta expressa ou carta registrada.
- É possível depositar sua correspondência diretamente na caixa de correio da Embaixada. Neste caso, a correspondência somente deve ser deixada de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 13:00 horas. Lembre-se: A etiqueta postal de retorno continua obrigatória, para a devolução do serviço.
- A Embaixada não se responsabiliza por danos, perda, extravio ou atraso de correspondência.
Endereço para a correspondência:
00140 Helsinki / Finland