(clicar aqui) Recomendações a turistas e visitantes brasileiros
Publicado em
28/06/2024 12h31
Atualizado em
28/06/2024 12h37
Recomendações gerais
Cuba é um país que exige visto de entrada para brasileiros e que sofre graves sanções econômicas e financeiras. Nesse sentido, recomenda-se que, antes de viajar, todos os visitantes e turistas deem especial atenção aos preparativos relacionados a vistos, questões de saúde, segurança e dinheiro.
Vistos
Para informações oficiais sobre vistos para Cuba, solicita-se consultar diretamente as autoridades cubanas:
O governo cubano também solicita o preenchimento do formulário “DViajeros” para todos os visitantes, antes do seu embarque para Cuba:
Vacina contra febre amarela
O governo cubano e as companhias aéreas exigem dos turistas provenientes do Brasil a comprovação de vacina contra febre amarela, tanto no momento do embarque quanto na chegada a Cuba.
Seguro de Saúde
Recomenda-se que todos os turistas e visitantes a Cuba tenham seguro de saúde contratado e que, antes de viajar, confirmem junto à empresa contratada as condições aplicáveis para uso do seu seguro no país (possibilidade ou não de pagamento dos custos médicos, condições para eventual reembolso, etc). Em alguns casos, pode ser recomendável a contratação de seguro de saúde local (opção normalmente disponível no próprio aeroporto).
Medicamentos
É recomendável que todos os visitantes tragam em sua bagagem medicamentos prescritos de uso contínuo, bem como medicamentos básicos para eventuais emergências.
Segurança
A exemplo do que ocorre em vários destinos turísticos pelo mundo, recomenda-se que as pessoas que visitam Cuba tomem as devidas precauções contra eventuais riscos de roubos, furtos e golpes.
Recomenda-se ainda que serviços de alimentação, hospedagem, transporte e câmbio de divisas sejam contratados junto a fornecedores confiáveis, pessoalmente ou pela Internet.
Dinheiro
Devido às sanções econômicas e financeiras impostas a Cuba, recomenda-se que todos os visitantes e turistas tragam dinheiro em espécie (USD e Euros) e cartões de crédito internacionais.
Importante: em razão das sanções, cartões de bancos norte-americanos não são aceitos em Cuba.