Visite o Brasil
Sendo um país cuja diversidade é uma de suas principais riquezas, o Brasil oferece os mais variados destinos para o turista, que se beneficia de uma experiência cultura, gastronômica, histórica e arquitetônica sem par.
A natureza brindou o Brasil com algumas das mais belas paisagens do mundo: a Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do planeta; o Pantanal, com sua biodiversidade exuberante; as Cataratas do Iguaçu; e as 134 reservas naturais espalhadas por todo o país. Sem contar, é claro, as deslumbrantes praias espalhadas nos mais de 7.000 quilômetros da costa brasileira, banhada pelo Oceano Atlântico.
A diversidade está presente não apenas nas características naturais do Brasil, mas também na riqueza de expressões culturais do brasileiro, herança de uma mistura variada de raças e crenças, resultando em um povo amigável e hospitaleiro, unido por uma única língua, o português.
O Brasil ainda possui grandes centros urbanos, com características distintas e atrações diversificadas para os visitantes. A capital federal, Brasília, apresenta o urbanismo de Lúcio Costa e a impressionante arquitetura modernista de Oscar Niemeyer. O Rio de Janeiro, com algumas das praias e paisagens mais famosas do mundo, é um dos principais centros culturais brasileiros. São Paulo, a maior cidade do país, é um refinado centro comercial, com rica tradição gastronômica e uma vibrante vida noturna. A cidade de Salvador, capital da Bahia, reflete a bela mistura da herança colonial portuguesa com a herança cultural africana.
As artes se fazem constantemente presentes no cotidiano nacional. Desde obras dos grandes artistas que marcaram a emblemática Semana de Arte Moderna de 1922, até artesãos que inovam com seu artesanato. Engana-se quem pensa que a Europa, a América do Sul, e nesse particular o Brasil, têm grandes acervos, que abrangem um conjunto único da Arte Sacra até o maior centro de arte contemporânea a céu aberto do mundo, no Instituto Inhotim, em Brumadinho, no Estado de Minas Gerais. É possível visitar, por exemplo, o Museu Imperial, em Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro, que serviu de palácio de verão do imperador D. Pedro II. Ou surpreender-se com a inusitada arquitetura do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, no Estado do Paraná, popularmente conhecido como “Museu de Olho”. E entre as muitas atrações disponíveis, o Museu de Arte de São Paulo, o MASP, é considerado um dos grandes cartões-postais da cidade do mesmo nome, com um acervo que expõe obras de grandes nomes da arte, tais como Rembrandt, Van Gogh, Monet, Renoir e Picasso.
Para o turista holandês, no entanto, nenhuma visita ao Brasil é completa sem uma escala no Recife, capital do Estado de Pernambuco. Recife foi a capital do Brasil Holandês, no século XVII, na qual vestígios da presença e da herança holandesa podem ser encontrados e admirados ainda hoje. A seis quilômetros do Recife encontra-se a cidade de Olinda, incluída na Lista de Patrimônio Cultural da UNESCO. Ademais, o Brasil é ligado aos Países Baixos por voos diários, que partem do aeroporto de Schiphol.
No total, o Brasil possui dezessete bens culturais e naturais inscritos na Lista de Patrimônio Mundial:
- Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Ouro Preto, Minas Gerais
desde 1980 - Conjunto Arquitetônico, Paisagístico e Urbanístico de Olinda, Pernambuco
desde 1982 - Ruínas da Igreja de São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul
desde 1983 - Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Salvador, Bahia
desde 1985 - Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, Minas Gerais
desde 1985 - Parque Nacional do Iguaçu, Paraná
desde 1986 - Conjunto Urbanístico, Arquitetônico e Paisagístico de Brasília, no Distrito Federal, desde 1987
- Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí
desde 1991 - Conjunto Arquitetônico e Urbanístico do Centro Histórico de São Luís, Maranhão, desde 1997
- Conjunto Arquitetônico e Urbanístico do Centro Histórico de Diamantina, Minas Gerais
desde 1999 - Conjunto Paisagístico do Pantanal Matogrossense, estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
desde 2000 - Conjunto Paisagístico do Parque Nacional do Jaú, Amazonas
desde 2000 - Costa do Descobrimento, Bahia
desde 1999 - Mata Atlântica do Sudeste, nos estados do Paraná e de São Paulo, desde 2000
- Reservas do Cerrado - Parque Nacional das Emas e Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, Goiás
desde 2001 - Centro Histórico de Goiás, no estado de Goiás
desde 2001 - Ilhas Atlânticas - Reservas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas
desde 2001.