Vacinação e Saúde do Viajante
Este serviço NÃO é de competência das repartições consulares brasileiras.
Portanto, NÃO pode ser realizado nas Embaixadas do Brasil no exterior.
Esta página contém informações sobre como encaminhar sua solicitação diretamente ao órgão competente.
Viagens ao Brasil
No Brasil não há obrigatoriedade de comprovação vacinal para entrada no país.
No entanto, o Ministério da Saúde recomenda que todos os viajantes atualizem a sua situação vacinal previamente à chegada ao Brasil, conforme as orientações do calendário de vacinação do país de origem ou residência, em especial, as vacinas para febre amarela, poliomielite, sarampo, rubéola, difteria e tétano.
- Febre Amarela
Conforme instrução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, órgão regulatório brasileiro para a saúde dos viajantes, o Brasil não exige a vacina da febre amarela para viajantes estrangeiros ou brasileiros em viagem ao Brasil.
Embora não seja obrigatória para o Brasil, a vacinação contra febre amarela é recomendada para todos os viajantes, tanto estrangeiros, quanto brasileiros, pelo menos dez dias antes da viagem, tempo que a vacina leva para criar anticorpos e a pessoa estar devidamente protegida.
A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. Em situações de emergência epidemiológica, vigência de surtos, epidemias ou viagem para área de risco, o médico deverá avaliar o benefício e o risco da vacinação para estes grupos, levando em conta o risco de eventos adversos.
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A febre amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.
Mais informações sobre a febre amarela (transmissão, sintomas, indicações e contraindicações da vacina, diagnóstico, tratamento, e orientações gerais) estão na página especial sobre a febre amarela do Ministério da Saúde em https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/f/febre-amarela
Informações epidemiológicas sobre a febre amarela no Brasil estão na página https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/f/febre-amarela/situacao-epidemiologica
A lista de países que obrigam o viajante a apresentar prova de vacinação contra febre amarela pode ser consultada no site da OMS em https://cdn.who.int/media/docs/default-source/travel-and-health/countries-with-risk-of-yellow-fever-transmission.pdf?sfvrsn=bf42ac59_1&download=true
Aqueles que precisem obter o Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) podem solicitar o documento à ANVISA pela internet em https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-o-certificado-internacional-de-vacinacao-e-profilaxia
- COVID
Conforme ofício da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, as autoridades migratórias brasileiras não mais exigem, de viajantes internacionais, a comprovação de vacinação contra a Covid-19 ou apresentação de resultado negativo de teste para rastreio da infecção pelo SARS-CoV-2 (covid-19).
As companhias aéreas e operadores aeroportuários já foram comunicados, pela Anvisa, do fim da exigências sanitárias quanto ao covid-19.
Outras informações importantes - Portal "Saúde do Viajante"
Para que você tenha uma ótima viagem, seja qual for o seu destino, e leve de volta para casa apenas boas recordações, consulte dicas práticas e informações essenciais que vão ajudar a proteger a sua saúde e tornar suas férias mais agradáveis e tranquilas.
No portal "Saúde do Viajante", do Ministério da Saúde, há informações para ajudar no planejamento de quem pretende passar um tempo fora de casa ou do país.
O portal do Ministério da Saúde apresenta orientações para preparação, durante e pós-viagem, tanto para brasileiros no exterior como para estrangeiros que viajam pelo Brasil.
Planeje-se adequadamente para sua viagem e informe-se sobre os cuidados de saúde em seu destino.
Acesse: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-do-viajante