Passaporte Adulto
Informações gerais
Tenha sempre em mente que seu passaporte brasileiro é um documento valioso. Com ele, nacionais podem viajar para todos os países do mundo - em muitos casos, sem necessidade de visto.
Por essas razões, nacionais devem ter muita atenção com seu documento de viagem brasileiro, e solicitar sua renovação antes da expiração do prazo de validade. As informações de contato da última página de seu passaporte devem ser sempre preenchidas, para permitir que o documento seja recuperado, em caso de perda ou extravio.
O passaporte brasileiro para maiores de 18 anos tem 10 anos de validade.
Em caso de passaporte extraviado, roubado ou danificado, a validade será reduzida.
Instruções e documentos necessários
Reúna todos os documentos originais necessários para solicitar o passaporte, os quais deverão ser apresentados ao Setor Consular ou enviados por correio - carta registrada PostNord.
Atenção: A Embaixada só aceitará documentos originais.
Excepcionalmente poderão ser aceitas cópias autenticadas por cartório, no Brasil, ou por outra Repartição Consular brasileira no exterior.
Baixe o CHECKLIST - PASSAPORTE ADULTO (clique aqui)
1. Formulário eletrônico de passaporte (RER - Recibo de Entrega de Requerimento)
|
Preencha completamente o formulário online em https://formulario-mre.serpro.gov.br/
Atenção: Assine o protocolo no campo indicado com caneta em tinta (dentro do retângulo, sem ultrapassar as bordas). |
2. Uma fotografia recente (menos de 6 meses) - em papel fotográfico |
|
3. Passaporte brasileiro anterior, válido ou expirado |
|
4. CPF (ou documento brasileiro de identificação que contenha o número de CPF) |
|
5. Original de um DOCUMENTO BRASILEIRO com seu nome atual, que pode ser: |
*Atenção: caso a certidão de nascimento faça menção sobre a obrigatoriedade pela nacionalidade brasileira, será necessário solicitar segunda via do documento no consulado competente, ou obrigatoriamente em cartório brasileiro, se a certidão já foi transcrita (trasladada) no Brasil, conforme art. 12 da Resolução do CNJ nº 155. *Obs: No caso de apresentação de cópia da certidão eletrônica obtida através do site [www.registrocivil.org.br], deverá ser feito “upload” do arquivo em formato PDF com certificado digital no ato de preenchimento do formulário eletrônico de passaporte. Imprima também a certidão eletrônica *Certidões muito antigas poderão ser recusadas, e uma segunda via mais recente do documento poderá ser solicitada |
6. Certidão de Quitação Eleitoral (Mulheres e homens entre 18 e 70 anos) |
Obrigatória a apresentação do documento de quitação eleitoral (Certidão de Quitação Eleitoral). Para obter passaporte, os(as) brasileiros(as) maiores de 18 e menores de 70 anos devem estar com sua situação eleitoral regular. Atenção: Somente o cidadão com situação regular ("está quite") comprovada por meio da certidão de quitação eleitoral pode obter o passaporte. A Certidão de Quitação Eleitoral para os eleitores com situação regular deve ser emitida na página do TSE pelo link: https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral Eleitores cuja situação eleitoral esteja irregular deverão regularizar sua situação eleitoral, diretamente junto à Justiça Eleitoral. Instruções em www.tse.jus.br/eleitor/eleitor-no-exterior/votacao-no-exterior O passaporte brasileiro não poderá ser concedido àqueles que não estejam com a situação eleitoral regular. ATENÇÃO: O DEFESO ELEITORAL COMEÇA EM 9 DE MAIO E TERMINA EM 4 DE NOVEMBRO DE 2024. QUEM TIVER O TÍTULO ELEITORAL CANCELADO DEVE SOLICITAR A CERTIDÃO CIRCUNSTANCIADA NO LUGAR DA CERTIDÃO DE QUITAÇÃO ELEITORAL. MAIS INFORMAÇÕES AQUI: www.gov.br/mre/pt-br/embaixada-estocolmo/servicos-consulares/titulo-eleitoral-tse A certidão circunstanciada deve ser solicitada diretamente ao TRE por email: eleitor.exterior@tre.df.jus.br |
7. Documento militar (HOMENS entre 18 e 45 anos) |
Apresentar o Certificado de Alistamento Militar (CAM), ou Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) ou Certificado de Reservista. Caso o requerente não tiver se alistado para o serviço militar, poderá fazê-lo no ato de renovação do passaporte desde que traga a documentação exigida. Confira como fazer o Alistamento Militar. |
8. Para as pessoas que mudaram de nome |
a) devido a casamento: apresentar certidão de casamento brasileira; b) devido a divórcio: apresentar a certidão de casamento brasileira com averbação de divórcio; c) devido a ordem judicial: apresentar certidão de nascimento brasileira de inteiro teor. O passaporte brasileiro é emitido com base na documentação brasileira. Assim, documentos estrangeiros não são válidos para obter o passaporte brasileiro ou comprovar mudança de nome ou sobrenome. Pela Lei brasileira, a mudança de nome ou sobrenome que não seja por motivo de matrimônio ou divórcio é limitada a alguns casos específicos e exige averbação, em cartório, para que seja válida. Caso você tenha mudado de sobrenome em função de casamento, deverá apresentar a certidão ou registro de casamento brasileiro. A mudança de sobrenome em função de divórcio só aparecerá no novo passaporte mediante a apresentação da certidão de casamento brasileira com a averbação do divórcio. Caso tenha mudado de prenome ou sobrenome por qualquer outra razão, deverá averbar o seu novo nome em sua certidão de nascimento. Com a certidão averbada, em cartório no Brasil, o passaporte pode ser emitido com o novo nome. Atenção: A Averbação da certidão somente pode ser feita em cartório, no Brasil. Conforme Manual do Serviço Consular e Jurídico, as averbações em certidões não são realizadas pelo Setor Consular, isto é, não podem ser averbadas certidões consulares de registro de nascimento. A averbação deverá ser feita na certidão transcrita em cartório. Assim, caso tenha apenas a certidão consular de nascimento (registro de nascimento feito em Setor Consular) e ainda não tenha feito a transcrição em Cartório de 1º Ofício, deverá primeiramente realizar a transcrição da certidão em cartório, no Brasil. MUDANÇA DE SOBRENOME - CPF As pessoas que mudaram de sobrenome por qualquer razão, deverão primeiro solicitar a alteração no CPF junto à RECEITA FEDERAL DO BRASIL. 1. Preencher o formulário online no site da Receita Federal, disponível no link: Atenção: O bloqueador de "pop-up" do navegador deve estar desabilitado, caso contrário não será possível enviar a solicitação. Após clicar em "enviar", será gerada uma ficha cadastral (FCPF) contendo um código de atendimento. 2. Enviar a solicitação para o endereço de email cpf.residente.exterior@rfb.gov.br, anexando os documentos listados abaixo, em formato PDF ou JPEG (não são aceitos outros formatos ou links para nuvens de armazenamento):
|
9. Pessoas sob tutela |
- Original da sentença brasileira de tutela ou; - Original da sentença sueca de tutela, com tradução juramentada (tradução oficial registrada) para português. |
10. Comprovante de pagamento da taxa 1560 SEK |
|
Passaporte extraviado, furtado ou danificado
Documentos necessários:
1 |
Documentos listados acima, conforme a idade do requerente |
Todos os documentos listados nas instruções para passaporte. |
2 |
Boletim de Ocorrência |
Boletim de Ocorrência emitido pela Polícia Local |
3 |
Formulário de comunicação de extravio |
Clique aqui para acessar o formulário, que deve ser preenchido, impresso e assinado |
Observações:
- Em caso de não apresentação do passaporte atual que esteja válido, por extravio ou outro motivo, a validade do novo será reduzida.
- Neste caso, a validade máxima será de 4 anos. O prazo poderá ser reduzido para 2 anos, 1 ano e 7 meses em casos de reincidências subsequentes.
Prazo de emissão:
- Prazo de emissão: 7 dias úteis (excluído o tempo de envio), contados a partir do acolhimento da documentação completa.
ATENÇÃO:
- O prazo de entrega pode variar conforme o número de solicitações. Não deixe para substituir o passaporte na última hora.
- O passaporte pode ser renovado a qualquer tempo. Recomendamos renová-lo, no mínimo, 8 meses antes de seu vencimento. Atente-se para o prazo de validade mínimo requerido pelas autoridades migratórias dos países de destino.
- Passagens marcadas por si só, ou pedidos de visto ou de permanência, NÃO ensejam atendimento preferencial em menor prazo. Favor não insistir.
- Solicitações para atendimentos em caráter emergencial (viagem por motivo de tratamento médico inadiável fora da Suécia) devem estar acompanhadas de comprovantes (atestado médico ou carta do hospital).
Como solicitar?
Opção 1: Você pode trazer pessoalmente com hora marcada
Para agendar o atendimento presencial, siga os passos abaixo:
1° Acesse a plataforma E-CONSULAR: https://ec-estocolmo.itamaraty.gov.br/
2° Registre-se com e-mail e senha (ou CPF, se preferir)
3° Escolha o serviço "Passaporte - Adultos" e siga as instruções até o final. Será necessário fazer upload de alguns documentos e formulários. Essas imagens podem ser digitalizadas ou podem ser feitas com a câmera do seu celular. (Observe que os documentos precisam estar legíveis).
4° Depois de preencher tudo e fazer upload dos documentos obrigatórios, clique em "Confirmar e enviar". Os documentos serão analisados pelo Setor Consular da Embaixada. Se tudo estiver correto, o requerente receberá uma confirmação no e-mail cadastrado.
5° Após a validação pelo Setor Consular, entre novamente na plataforma E-CONSULAR para agendar o dia do seu atendimento presencial. No dia do atendimento, traga todos os documentos e formulários ORIGINAIS. (não esqueça de informar seu e-mail e telefone de contato quando encaminhar a documentação necessária).
O prazo de validação/agendamento é de em média 5 dias úteis após o recebimento dos documentos corretos.
Opção 2: Enviar pelo correio como uma carta recomendada (REK) - Postnord/DHL.
Setor Consular - Embaixada Brasileira
Kungsgatan 88, 112 27 Estocolmo
Dúvidas devem ser enviadas para o email consular.estocolmo@itamaraty.gov.br
Forma de entrega:
O passaporte poderá ser retirado pessoalmente mediante agendamento ou enviado pelo correio como Carta Recomendada (REK) do Postnord (pago pelo requerente).
Se decidir receber pelo correio, o requerente deverá fazer uma etiqueta no site do POSTNORD e nos enviar a etiqueta para a devolução do documento.
Modelo da etiqueta retorno POSTNORD:
Atenção: A Embaixada não se responsabiliza por perda, extravio ou atraso de correspondência.
Validade do passaporte:
maiores de 18 anos de idade, com documentação completa |
10 (dez) anos |
em caso de passaporte perdido/ extraviado/danificado |
4 (quatro) anos, no máximo |
Conferindo o passaporte - via postal: O novo passaporte será enviado em até 15 dias úteis após a chegada do requerimento ao Consulado.
Ao receber o novo passaporte em casa, confira os dados inscritos e assine-o no campo apropriado.
Você terá até 5 (cinco) dias úteis para comunicar eventuais erros ao Consulado (e-mail para consular.estocolmo@itamaraty.gov.br, assunto "ERRO NOS DADOS DO PASSAPORTE"). Findo o prazo, o passaporte será ativado, e a correção não poderá ser feita e a emissão de novo passaporte implicará a cobrança de nova taxa.
Outras informações
Importante: Brasileiros com dupla nacionalidade
O recomendado para viagens internacionais de cidadãos brasileiros ao Brasil é solicitar o passaporte brasileiro.
Assim como quando o viajante sueco, ao sair e entrar na Europa, apresenta o passaporte europeu, ao chegar e sair do Brasil, o brasileiro deve usar o passaporte brasileiro.
O passaporte brasileiro evita atrasos e situações desagradáveis na fronteira brasileira, além de contratempos perfeitamente evitáveis, possibilitando uma viagem segura e tranquila.
Atenção: O Setor Consular não fornece informações sobre procedimento de entrada no Brasil sem documento brasileiro de viagem válido (passaporte brasileiro) e utilização de passaporte de outra nacionalidade - a competência sobre a entrada e a saída de brasileiros sem o passaporte brasileiro é exclusiva da autoridade brasileira de fronteira (Polícia Federal), durante a análise da documentação e circunstâncias da viagem, no aeroporto.
As perguntas a esse respeito devem ser endereçadas diretamente à Polícia Federal, conforme contatos disponíveis no website da POLÍCIA FEDERAL: https://www.gov.br/pf/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/quem-e-quem/superintendencias-e-delegacias
Outras informações em https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/passaporte/suporte/duvidas_