Informações Gerais
Publicado em
19/12/2022 06h23
Atualizado em
27/05/2024 06h22
Tendo em vista a realização das eleições no Brasil em outubro deste ano, e de acordo com a legislação eleitoral, não é possível solicitar alistamento, transferência e revisão de títulos eleitorais até 4 de novembro.
Aqueles que estão com o título cancelado ou que nunca se alistaram não poderão regularizar sua situação até essa data.
Se você está em débito com a justiça eleitoral, ainda poderá pagar as multas online e requerer uma certidão de quitação eleitoral. Você pode pagar as multas aqui.
________________________________________
- O voto é obrigatório para todos os brasileiros entre 18 e 70 anos, mesmo para quem reside no exterior.
- A situação eleitoral em dia é necessária para solicitar um novo passaporte, obter ou regularizar CPF, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em instituições de ensino brasileiras, entre outros.
- Para efeitos eleitorais, considera-se residente na Síria quem mora no país há pelo menos 3 meses. Também é importante que o cidadão tenha a intenção de permanecer residindo no país.
- O TSE determinou o fim da emissão de títulos físicos para o exterior, portanto, não é mais necessário vir à Embaixada para coletar o documento.
- O Cartório Eleitoral do Exterior – CEE, em Brasília, é o responsável por processar todos os pedidos.
- O TSE ainda não implantou a biometria no exterior. Se o seu título tem domicílio eleitoral no Brasil, deverá realizar a biometria no cartório eleitoral de sua região.