Assuntos Políticos
Publicado em
18/12/2022 09h53
RELAÇÕES BILATERAIS BRASIL-SÍRIA
Estimada em quatro milhões de pessoas, a comunidade de origem síria estabelecida no Brasil é importante ativo no relacionamento bilateral. As relações diplomáticas foram estabelecidas em 1945, tendo a Legação brasileira em Damasco sido aberta em 1951 – e elevada à categoria de Embaixada em 1961. Há sete acordos bilaterais em vigor, que viabilizam cooperação nas áreas de saúde, agricultura, turismo, esporte e cultura.
O Brasil tem reiterado seu apoio a uma solução política para o conflito na Síria, iniciado em março de 2011, e tem reafirmado seu repúdio à violência e às violações de direitos humanos. O Brasil tem declarado pleno apoio ao Representante Especial Conjunto das Nações Unidas e da Liga dos Estados Árabes, Lakhdar Brahimi.
O Brasil coordena-se com os principais atores internacionais e regionais, ao mesmo tempo em que manteve aberto canal de diálogo com o Governo sírio, por meio da Embaixada da Síria em Brasília, a fim de envidar esforços diplomáticos para uma solução negociada para o conflito. O Brasil também mantém aberta a Embaixada em Damasco – cujo pessoal diplomático foi provisoriamente transferido para Beirute – que presta apoio aos cerca de trezentos brasileiros ainda residentes na Síria.
A doação do Governo brasileiro para a assistência humanitária em relação ao conflito na Síria totalizou, em 2013, mais de US$ 800 mil, além de contribuição de US$ 1 milhão para o Fundo Central de Resposta de Emergência do Escritório das Nações Unidas de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).
Contate-nos