Cultura
O Setor Cultural promove e apoia atividades relacionadas à divulgação da cultura brasileira na Síria, em suas diversas formas: artes visuais, cinema, música, artes cênicas, literatura etc.
Ajudamos a divulgar para nossa comunidade de brasileiros e amigos do Brasil os eventos culturais que acontecem no país. Para isso, estamos ativos nas redes sociais (Instagram e Facebook). O Departamento também organiza, dá apoio institucional e patrocina eventos.
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brasemb.damasco@itamaraty.gov.br
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MÚSICA
PROGRAMA MUSICAL "A HORA BRASILEIRA"
Em 1978, o Consulado-Geral Brasil em Los Angeles, com o apoio do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores, criou o programa semanal de rádio The Brazilian Hour com o objetivo de promover a música e outros aspectos da cultura nacional em solo norte-americano. O programa foi introduzido localmente, na estação de rádio KXLU-AL 88,9 FM (www.kxlu.com), em março daquele mesmo ano.
A partir de 1981, o programa The Brazilian Hour passou a ser veiculado via satélite em toda a rede de estações públicas dos Estados Unidos. A sua distribuição internacional para missões diplomáticas brasileiras e Centros de Estudos Brasileiros (CEBs) iniciou-se também no ano de 1981.
Atualmente, "A Hora Brasileira" é produzido em Português, Espanhol, Inglês, Francês e Mandarim, para ser distribuído a diversas estações de rádio mundo afora em mais de 123 países. Os programas são centrados em música popular brasileira e divulgam aspectos diversos da realidade nacional, além de apresentarem entrevistas com artistas brasileiros consagrados.
Para maiores informações e para escutar o podcast do programa, acesse o seguinte link: http://www.brazilianhour.org
Disponibilizado também no "Cloud Box" de acesso a programas em português, espanhol, inglês, francês e mandarim (endereço: box.net/brazilianhour; senha: brasil2013).
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REVISTA "TEXTOS DO BRASIL" ESPECÍFICA SOBRE MÚSICA BRASILEIRA
Textos do Brasil nº 12 - "Música Erudita Brasileira" (download de arquivo em formato pdf - 122 páginas)
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IMMuB - Instituto Memória Musical Brasileira
Possui acervo eletrônico de mais de 80 mil discos de música brasileira.
E-mail: instituto@memoriamusical.com.br
Sítio: http://www.immub.org
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CINEMA
BREVE HISTÓRICO DO CINEMA BRASILEIRO
História do Cinema Brasileiro, chanchadas, pornochanchadas, Cinema Novo, cineastas de destaque, filmes nacionais, grandes sucessos, gêneros, épocas do cinema nacional, premiações, cultura e arte, Dia do Cinema Brasileiro
Introdução
Ao contrário do que aconteceu na Europa e nos Estados Unidos, o cinema brasileiro demorou para se desenvolver no século XX. Somente na década de 1930 que surgiram as primeiras empresas cinematográficas, produtoras de filmes do gênero chanchada.
História e fases do cinema brasileiro
O grande salto de desenvolvimento do cinema nacional ocorreu somente na década de 1960. Com o conhecido “Cinema Novo”, vários filmes ganharam destaque nos cenários nacional e internacional. Podemos dizer que o marco inicial desta época de prosperidade cinematográfica nacional foi o lançamento do filme “O Pagador de Promessas”, escrito e dirigido por Anselmo Duarte. Foi o primeiro filme nacional a ser premiado com a Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes.
Com o lema “ uma câmara na mão e uma ideia na cabeça”, outros diretos impulsionam o Cinema Novo. Os filmes deste período começam a retratar a vida real, mostrando a pobreza, a miséria e os problemas sociais, dentro de uma perspectiva crítica, contestadora e cultural. Neste contexto, aparecerem filmes como “ Deus e o diabo na terra do Sol” e “Terra em transe”, ambos do diretor Glauber Rocha. Outro cineasta que também merece destaque neste período é Carlos Diegues, autor de Ganga Zumba.
As décadas de 1970 e 1980 representam um período de crise para o cinema nacional. A crítica e os grandes problemas nacionais saem de cena para dar espaço para filmes de consumo fácil, com temáticas simples e de caráter sexual, muitas vezes de mau gosto. É a época da pornochanchada. A qualidade é deixada de lado, e os cineastas, muitos deles sem representatividade no cenário nacional, começam a produzir em larga escala.
Mesmo neste período, alguns cineastas resistem a onda e procuram produzir filmes inteligentes e bem elaborados. Podemos destacar os seguintes filmes neste contexto: “Aleluia Gretchen” de Sílvio Back; “Vai trabalhar vagabundo” de Hugo Carvana e “Dona Flor e seus dois maridos” de Bruno Barreto.
A década de 1990 é marcada pela diversidade de temas e enfoques. O filme passa ser um produto rentável e a "indústria cinematográfica" ganha impulso em busca de grandes bilheterias e altos lucros. Neste sentido, as produções brasileiras procuram atender públicos diversos. Comédias, dramas, política e filmes de caráter policial são produzidos em território nacional. Com políticas de incentivo e empresas patrocinadoras, o Brasil começa a produzir filmes que mobilizam grande número de espectadores. Este cenário está presente até os dias de hoje, demonstrando o grande avanço da indústria cinematográfica brasileira.
Curiosidades do cinema brasileiro
- Em 1973, o Brasil criou o Festival de Gramado, realizado anualmente na cidade de mesmo nome, na Serra Gaúcha. O troféu, conhecido como “kikito” é uma figura risonha, esculpida em bronze.
- Até 2014, nenhum filme brasileiro havia ganhado o Oscar de melhor filme estrangeiro.
- No dia 19 de junho comemora-se o Dia do Cinema Brasileiro. Nesta data, em 1898, ocorreu a primeira filmagem no Brasil. O italiano Afonso Segreto filmou a entrada da Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro.
- Algumas pessoas comemoram o Dia do Cinema Brasileiro em dia 5 de novembro, pois nesta data, em 1896, ocorreu a primeira exibição pública de um filme em terras brasileiras. A exibição ocorreu na cidade do Rio de Janeiro.
- O filme brasileiro que teve maior bilheteria em todos os tempos foi Tropa de Elite 2 (2011) com público de 11 milhões.
fonte: site SUA PESQUISA.COM
Publicação sobre o cinema brasileiro
A Revista de CINEMA circula desde 2000, tornando-se em mais de duas décadas o principal veículo de difusão do cinema brasileiro. A publicação tem uma marca de credibilidade em sua linha editorial, procura difundir os melhores filmes e melhores diretores, prospectar a cadeia produtiva do audiovisual e apontar tendências. É um farol para mostrar aos iniciantes os caminhos da realização audiovisual, como também mostrar as melhores cabeças do cinema e da produção atualmente no Brasil.
O papel da Revista de CINEMA como peça estratégica na consolidação do novo cinema brasileiro, surgido nos últimos dez anos, deve-se especialmente ao seu conteúdo independente e de credibilidade. Um novo tipo de jornalismo para um novo tempo. Uma publicação que não adjetiva suas matérias, e tem um olhar crítico às condições para a realização de nossos filmes. A publicação foi fundada pelo jornalista e escritor Hermes Leal, que trabalha na imprensa cinematográfica desde os anos 80.
A Revista de CINEMA é parceira dos principais festivais de cinema do país, como o Festival de Gramado, de Brasília, Recife, Cine Ceará, Tiradentes, entre outros. Promove eventos dedicados ao audiovisual, apoio aos roteiristas em grandes eventos, e presença constante nos principais eventos culturais e de mercado no país. Realizou em parceria com o Senac SP o Fórum de Produção de Cinema, abordando as questões mais pertinentes do audiovisual. E teve edições em inglês distribuídas entre 2005 e 2009 nos principais festivais de cinema do mundo, como Cannes, Berlim, Toronto, Los Angeles, entre outros.
O site da Revista de CINEMA utiliza-se de matérias publicadas na revista impressa, assim como também produz seu próprio conteúdo, especialmente informações diárias sobre a atividade audiovisual, dos lançamentos no cinema, das novas produções para o cinema e a televisão. Tem uma sessão exclusiva e com destaque para a produção de TV e o cinema feito fora do eixo Rio/São Paulo.