Notícias
Assinado Memorando de Entendimento para difusão da língua portuguesa
O Instituto Guimarães Rosa (IGR) e o Instituto Camões, de Portugal, assinaram, no dia18 de março do corrente, memorando de entendimento para cooperação nas áreas de difusão da língua portuguesa, promoção da cultura lusófona e cooperação educacional.
Com base nesse instrumento, os dois institutos poderão promover iniciativas conjuntas para fortalecer sua atuação internacional. Uma das possíveis iniciativas conjuntas visaria a consolidação do uso da língua portuguesa como idioma oficial e de trabalho em organismos e foros internacionais.
O IGR tem a competência de elaborar, em conjunto com agentes públicos e privados, diretrizes e ações de política externa para fins de promoção da língua portuguesa para estrangeiros e para a diáspora brasileira, da internacionalização das instituições acadêmicas, da difusão da cultura brasileira e do fomento às economias criativas brasileiras no exterior.
Os fins do IGR, incluem, entre outros:
- acompanhar, dirigir e orientar a política externa do Brasil no que se refere à difusão da língua portuguesa no mundo;
- elaborar materiais de apoio ao ensino e à difusão do português no exterior, em formato físico e digital;
- apoiar e orientar os eventos de promoção da língua portuguesa organizados pelos postos brasileiros no exterior;
O Memorando de Entendimento entre o IGR e o Camões, I.P. enquadra todas as atividades relacionadas com o desenvolvimento de programas e projetos conjuntos, que sejam considerados de interesse mútuo pelos Signatários, predominantemente nos campos da difusão da língua portuguesa, da educação e da cultura lusófona, tendo por base o pluricentrismo.
A íntegra do Memorando de Entendimento encontra-se disponível na seguinte página: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/memorando-de-entendimento-entre-o-instituto-guimaraes-rosa-e-o-instituto-camoes