Bandeira do Brasil
Após a proclamação da República, em 1889, nova bandeira foi criada para representar as conquistas e o novo momento histórico do País. Projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares, a Bandeira da República foi inspirada na Bandeira do Império, desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret.
A Bandeira do Brasil foi aprovada pelo Decreto nº 4, de novembro de 1889, e manteve as antigas cores nacionais - verde e amarelo - do seguinte modo: "um losango amarelo em campo verde, tendo no meio a esfera celeste azul, atravessada por uma zona branca, em sentido oblíquo e descendente da direita para a esquerda, com os dizeres 'Ordem e Progresso'”.
As estrelas, que fazem parte da esfera, estão representadas com a configuração do céu da cidade do Rio de Janeiro na noite da proclamação da República. Cada uma corresponde a um estado brasileiro e, de acordo com a Lei nº 8.421, de 11 de maio de 1992, deve ser atualizada no caso de criação ou extinção de algum estado. A única estrela acima na inscrição “Ordem e Progresso” é a chamada Spica, e representa o estado do Pará.
Fonte: Portal do Planalto: Presidência da República do Brasil
Atualizado em 15/12/2022