Limites e possibilidades da assistência consular a brasileiros
Limites e possibilidades da assistência consular a brasileiros
O setor de assistência da Embaixada do Brasil presta apoio a cidadãos brasileiros que estão na Colômbia e que se encontram em situação de emergência.
Se seu caso for emergencial, envie e-mail para: consular.bogota@itamaraty.gov.br com o maior número possível de informações, incluindo:
1. Dados do brasileiro a ser assistido na Colômbia: nome completo, data de nascimento, filiação, número do passaporte, telefone, endereço, e-mail;
2. Relato do ocorrido: o que aconteceu, onde aconteceu, endereço, telefone, dados de pessoas próximas para contatos;
3. Dados da pessoa que está solicitando o apoio (quem está enviando o e-mail): Nome completo, data de nascimento, telefone, endereço.
O acesso a essas informações será restrito ao setor consular da Embaixada, conforme a legislação vigente.
IMPORTANTE:
As convenções internacionais das quais o Brasil é parte asseguram a qualquer cidadão, enquanto em território estrangeiro, o direito de entrar em contato com as autoridades consulares brasileiras. Assim, caso você tenha algum problema com as autoridades do local onde estiver, invoque esse direito. Lembre-se, porém, que, uma vez em outro país, VOCÊ ESTÁ SUJEITO ÀS LEIS LOCAIS. Informe-se e evite aborrecimentos.
O passaporte é sua identidade no exterior. Convém guardá-lo bem e ter sempre anotado o seu número e data de expedição. Se possível, tire uma fotocópia de suas páginas iniciais, que contêm os dados pessoais do portador e da autoridade expedidora, além do prazo de validade. É também prudente manter fotocópia do seu visto, pois no caso de perda ou furto do seu passaporte, fica bem mais fácil o contato com as autoridades locais de imigração.
Sempre esclareça às autoridades locais, quando a situação assim o exigir, que o passaporte é documento de propriedade do Governo brasileiro e, nessa condição, não poderá ser objeto de apreensão. Quando viajar para o exterior, leve consigo cópias AUTENTICADAS de sua carteira de identidade, CPF, CNH, certificado de reservista e título de eleitor. Caso seu passaporte seja extraviado ou furtado, registre a ocorrência na policía. A depender dos documentos apresentados, a Repartição consular poderá providenciar autorização de retorno ao Brasil (ARB).
Atualizado em 12/05/2023