Apostila de Documentos
Para que produzam efeitos jurídicos na Colômbia, documentos emitidos por autoridades brasileiras deverão contar com a “Apostila”, que deverá ser aposta por cartório no Brasil. Assim, caso deseje solicitar o apostilamento de documento emitido no Brasil, para uso no exterior, o/a interessado deverá contatar diretamente o cartório no Brasil para solicitar o serviço. A lista completa dos cartórios autorizados está disponível na página do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ou pelos demais canais de atendimento do CNJ.
Em 2022, foi lançado o sistema Apostil, que permite o apostilamento digital de documentos: https://apostil.org.br/. Para verificar se é possível o apostilamento digital de seu documento, o/a interessado/a deve contatar diretamente o cartório ou serviço responsável no Brasil. Em geral, o apostilamento é um serviço que pode ser solicitado por terceiros.
Para que produzam efeitos jurídicos no Brasil, documentos emitidos por autoridades colombianas deverão contar com a “Apostila” emitida pelo Ministério das Relações Exteriores colombiano. Orientação sobre o processo está disponível na página da Chancelaria colombiana.
Desde 14/08/2016, os documentos emitidos na Colômbia deverão contar com a “APOSTILA” aposta pelo Ministério das Relaciones Exteriores colombiano, não mais com a etiqueta de legalização aposta por aquela instituição.
ESTA EMBAIXADA NÃO LEGALIZA OU APOSTILA DOCUMENTOS.
Atualizado em 08/05/2024