Publicações
Por meio da série “Textos do Brasil”, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil publica cadernos informativos sobre diversas áreas da cultura. Cada um deles se dedica a um tema especial e contém mais de 100 páginas com imagens coloridas. Até o presente momento, os seguintes títulos foram publicados em versão alemã e podem ser solicitados junto ao Setor Cultural da Embaixada (eventuais despesas com postagem devem ser cobertas pelos interessados):
Klassische Musik in Brasilien (Nr. 12) |
A riqueza da Música Erudita Brasileira é menos conhecida no exterior que a de ritmos populares como samba e bossa nova. O décimo segundo número da série do Ministério das Relações Exteriores do Brasil visa preencher essa lacuna. Em uma abordagem cronológica da evolução da música clássica no país, historiadores e especialistas se dedicam às épocas da Descoberta à Independência, do Império ao Estado Novo e da Segunda Guerra Mundial ao presente. A edição também inclui um CD de áudio que transmite uma impressão da diversidade da Música Erudita Brasileira - que inclui peças sacras e profanas, exclusivamente instrumentais e acompanhadas por canto. |
Mode (Nr. 18) |
Moda é o tema do mais recente tomo da série “Textos do Brasil”, que analisa essa indústria em rápido crescimento no Brasil. A primeira parte reúne textos sobre diversos aspetos do mundo da moda, como a importância das feiras anuais de moda, o papel dos homens, tendências atuais e a relação entre moda e política. Importantes figuras da cena, como a designer e jornalista Constanza Pascolato, comentam suas experiências. E porque é difícil só falar de moda, a segunda parte consiste em fotografias dos trabalhos atuais dos mais famosos designers brasileiros. |
Tópicos
A revista quadrimestral da Fundação Sociedade Brasil-Alemanha e da Fundação Centro Latino-Americano apresenta artigos em alemão e em português sobre um vasto espectro de temas - política, economia, desenvolvimento, cultura, questões sociais e geográficas – e conta em ambos os países com um público de leitores de alto nível. A revista é enviada a membros das duas sociedades, bem como a universidades, institutos e bibliotecas; na distribuição, atuam agências de viagem e companhias aéreas.