Leitura: "Aufzeichnungen von hoher See" (Diários em mar aberto), de Leonardo Tonus
É com satisfação que a Embaixada do Brasil em Berlim convida para a leitura da antologia de poemas "Aufzeichnungen von hoher See" ("Diários em mar aberto"), de Leonardo Tonus, a realizar-se na embaixada no dia 1º de junho às 19h.
Como uma espécie de "diário poético", a obra apresenta uma visão pessoal do autor sobre o tema das migrações. Navegando por emoções e memórias, Tonus explora os movimentos de pessoas de nosso tempo e a história de sua família. Nas palavras da professora Regina Dalcastagnè, da Universidade de Brasília, "somos gentilmente convidados a navegar por trajetos e tempos alheios, inclusive aos do próprio autor. De uma página para a outra, entramos e saímos de navios, trens, aviões, táxis, nos movemos em direção ao passado, quase alcançamos tocar a face dos que vieram antes de nós, mas eles partem, nos deixando fotos, pequenos objetos e saudade. Estendemos, então, o braço para o imigrante que está prestes a se afogar, agora, nesse instante, no mar ou nas calçadas das grandes cidades. Mas ele também se dilui e o gesto se perde. É que esse livro não foi feito para nos confortar, nem para apaziguar nossa raiva. (...) Assim, a poesia de Leonardo Tonus toma corpo, se oferece como âncora, ou asas, como espaço para a reflexão. Busca nos recolocar no mundo, com os outros, com os que se deslocam conosco, com os que podem vir a ser."
A tradução da obra ao alemão foi realizada por Lilli-Hannah Hoepner, que trabalhou em estreita colaboração com o autor para criar uma tradução poética precisa e vibrante. O projeto de tradução foi financiado pela Fundação Biblioteca Nacional, Ministério da Cultura do Brasil e Ministério das Relações Exteriores.
Leonardo Tonus é professor na Sorbonne Université, com vasto currículo de investigador nas áreas de literatura brasileira, literatura comparada e teoria da literatura. Como mediador cultural, Tonus atuou como curador do “Salon du Livre” de Paris, em 2015, e é o idealizador e organizador do festival anual “Printemps Littéraire Brésilien” e do Projeto MIGRA, que reúne dezenas de convidados internacionais em torno da questão das migrações na contemporaneidade.
"Diários em mar aberto", seu terceiro livro de poesia, foi publicado no Brasil em 2021, pela editora Folhas de Relva, e será lançado na Alemanha em 10 de maio de 2023 pela editora Hagebutte.
A leitura na Embaixada do Brasil contará com a presença da tradutora Lilli-Hannah Hoepner e moderação da jornalista Luciana Rangel.
Qui. 1º de junho de 2023
19h - abertura das portas 18h15
Embaixada do Brasil
Wallstraße 57, 10179 Berlim
Entrada franca - inscrição necessária:
https://forms.office.com/r/QkLeHZxfHQ