Dia Mundial da Língua Portuguesa
Em 5 de maio celebra-se o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Com cerca de 280 milhões de falantes, em quatro continentes, o português é a quinta língua mais falada no mundo, além de ser a mais falada no hemisfério sul.
Na Embaixada do Brasil em Berlim, a celebração do Dia da Língua terá como foco a literatura. Em 7 de maio, terça-feira, teremos o prazer de conhecer o livro “Aurea”, de Áurea Pereira Steberl e Paula Macedo Weiss. Publicado no Brasil em 2023 pela editora Folhas de Relva, a obra foi selecionada pelo Programa de Apoio à Tradução de Autores Brasileiros no Exterior, da Fundação Biblioteca Nacional e Ministério das Relações Exteriores. A edição em alemão saiu em 2024, pela editora Dielmann e, desde então, vem conquistando um público atento e críticas positivas.
Este romance de auto-ficção é uma obra feita a quatro mãos a partir da narrativa de Áurea Pereira Steberl e da escrita de Paula Macedo Weiss. Baseado em fatos reais, o livro resulta de um exercício de alteridade e cumplicidade entre as autoras, em que escrita e oralidade se imiscuem e se complementam. Ao narrar a trajetória de Áurea, desde os episódios da infância no Brasil até a vida de migrante na Alemanha, a obra traz à tona temas como racismo, patriarcado, desigualdades sociais, xenofobia e colonialidade. Em “Aurea”, as díspares experiências de vida das autoras fundem-se em uma ficção e um sonho compartilhados.
Na Embaixada do Brasil, Áurea Pereira Steberl e Paula Macedo Weiss farão a leitura de trechos do livro e comentarão a obra, acompanhadas pelo tradutor Michael Kegler.
Terça-feira, 7 de maio de 2024 | 19h
Abertura de portas 18h15
Entrada franca | Registro necessário através do LINK
Embaixada do Brasil
Wallstraße 57, 10179 Berlim
Idioma: alemão e português
Áurea Pereira Steberl nasceu em 1955, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Mudou-se para Alemanha em 1995. Vive em Frankfurt com a filha e quatro netos. "Aurea" seu primeiro livro.
Paula Macedo Weiss (nascida em 1969 em Londrina) é uma escritora, curadora e jurista brasileira-alemã. Mudou-se para a Alemanha em 1994 e vive em Frankfurt am Main. É autora de "Entre nós" e "Democracia em movimento", ambos publicados pela Folhas de Relva Edições e republicados na Alemanha.
Michael Kegler é um tradutor e crítico literário alemão. Entre outros, traduziu obras de Luiz Ruffato, Eliane Brum e Moacyr Scliar.