Apresentação
As Forças Armadas argelinas são consideradas as segundas maiores tanto no mundo árabe quanto na África, e situam-se entre as maiores forças de dissuasão do mundo. Segundo informação do “Stockholm International Peace Research Institute”, publicada em 27/04/2020, o orçamento da Argélia para gostos militares teria sido de USD 10,3 bilhões. Esse montante posiciona o orçamento argelino em defesa como o primeiro lugar na África e o 23º em escala mundial. O Brasil figuraria na 11º posição mundial em gastos militares em 2019.
Acordo de Cooperação em Matéria de Defesa entre Brasil e Argélia foi assinado em 2018, durante a visita do então chanceler Aloysio Nunes Ferreira ao país. O acordo bilateral inclui: a) troca de visitas de altas autoridades políticas e militares; b) formação de pessoal; c) convite de militares para observação de manobras; d) aquisição de equipamentos; e) apoio logístico de equipamento brasileiro adquirido; f) cooperação científica; g) transferência de tecnologia; h) escala de navios e aeronaves em portos e aeroportos.
Ao receber a visita de importante autoridade estrangeira em 01/10/2020, o presidente argelino, Abdelmadjid Tebboune, também chefe das Forças Armadas e Ministro da Defesa do país, na presença do chefe do Estado-Maior, o general Said Chanegriha, acompanhado de oficiais superiores, assegurou que a Argélia continuará "a correção e a coordenação para consolidar os alicerces da paz e da segurança na região".
Acordo de Cooperação em Matéria de Defesa foi ratificado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal do Brasil em 2021.
Em 29 de agosto de 2022, o Plenário do Senado Federal aprovou o texto do Acordo de Cooperação em Matéria de Defesa entre Brasil e Argélia, o que permitirá alçar a cooperação nesse importante setor a um novo patamar.