Emergências
Encontre, nesta seção, informações importantes sobre quem buscar e o que fazer, caso se encontre ou saiba de brasileiro que se encontra em uma situação de emergência durante sua estada ou passagem em um dos países com que trabalhamos (Etiópia, Djibouti e Sudão do Sul).
Eventuais comunicados aos viajantes sobre situações tópicas experimentadas na jurisdição da Embaixada serão postados na seção de avisos e notícias do presente sítio eletrônico.
Caso a emergência ocorra fora da área de jurisdição de nossa Embaixada, você pode descobrir, clicando aqui, qual Posto da rede consular brasileira poderá ajudar naquele país.
Atendimento de plantão
O Plantão Consular é um serviço gratuito prestado pela Embaixada exclusivamente para brasileiros em situações de emergência, como as mencionadas a seguir:
- acidente grave;
- catástrofes naturais;
- detenção em aeroporto;
- desaparecimento;
- doença grave;
- maus tratos;
- morte;
- prisão;
- sequestro;
- violência doméstica; e
- casos similares.
O plantão não deve ser utilizado para consultas em geral, as quais deverão ser enviadas para consular.adisabeba@itamaraty.gov.br. Consultas para o plantão não serão respondidas.
O número do plantão consular é o: +251 944 168438. Importante: para ligações originadas da Etiópia, acrescente o "0" antes do número: 0944 168438.
PLANTÃO CONSULAR NO BRASIL (MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES)
O número do plantão consular que funciona de forma ininterrupta no Brasil - desde maio de 2022 - é: +55 61 98260-0610.
Enfatiza-se, no entanto, que o serviço funciona em coordenação e complementação ao plantão consular da embaixada em Adis Abeba. Deve ser, assim, priorizado o plantão consular em Adis Abeba.
NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA A BRASILEIROS (NAB)
Área do Itamaraty responsável pelos casos consulares envolvendo cidadãos brasileiros no exterior (como repatriações, prisões, hospitalizações, falecimentos, desaparecimentos, inadmissões, etc).
O NAB é uma central de atendimento no Brasil que trabalha em coordenação com o plantão consular da Embaixada.
Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h (horário de Brasília).
Telefones: +55 (61) 2030-8803 ou +55 (61) 2030-8804
E-mail: dac@itamaraty.gov.br
Hospitais e serviços de saúde
Publicamos listas de hospitais e prestadores de serviços de saúde para facilitar sua busca, em caso de necessidade, durante sua viagem ou permanência no exterior. As listas não são uma recomendação oficial da Embaixada.
A inclusão de instituições ou profissionais nas listas não reflete negociação de preços, planos ou condições mais favoráveis para cidadãos brasileiros ou qualquer selo de aprovação dos serviços.
As listas são baseadas em critérios como relatos de residentes e viajantes brasileiros, levantamento de serviços divulgados por diferentes países a seus cidadãos, reputação local e distribuição geográfica. A seleção poderá ser atualizada, à medida que novas informações nos cheguem.
ETIÓPIA
DJIBOUTI
SUDÃO DO SUL
Atenção:
A Embaixada não assume responsabilidade pelos serviços prestados por instituições ou profissionais de saúde. Não podemos vistoriar instalações ou controlar credenciais de profissionais e instituições, nem supervisionar a condução dos serviços, pois não possuímos capacidade legal ou técnica para fazê-lo.
Além disso, as despesas com consultas, tratamentos, procedimentos clínicos ou cirúrgicos, exames, atendimentos de emergência, medicamentos, vacinas ou quaisquer outros itens ou serviços correm por conta dos usuários ou de seus planos/seguros contratados privadamente. A Embaixada não pode cobrir despesas desse gênero.
Recomendações
Vale ressaltar a viva recomendação de que cidadãos brasileiros contratem, para todas as suas viagens internacionais, seguro-saúde com cobertura para atividades planejadas e países a serem visitados, incluindo despesas de repatriação e evacuação médica, e com validade para o período de sua estada no exterior. Essa recomendação é de particular importância no caso de países com infraestrutura de saúde precária ou pouco desenvolvida.
A notar: muitos planos e seguros exigem que os clientes peçam pré-autorização antes de utilizarem alguns serviços, especialmente cirurgias e internações programáveis. Para evitar problemas com pagamento ou reembolso, é importante seguir as instruções do plano ou seguro contratado.
Ajude-nos a aprimorar as listas
Caso tenha tido experiência positiva ou negativa com serviços de saúde na Etiópia, Djibouti ou Sudão do Sul, listados aqui ou não, envie-nos seus comentários pelo e-mail consular.adisabeba@itamaraty.gov.br.
Inadmissão ou deportação
O que fazer
Cidadãos brasileiros inadmitidos podem contactar o plantão consular de emergência (+251 944 168438) da Embaixada, para relatar situações e solicitar a assistência consular cabível durante o período de confinamento até o embarque de volta ao Brasil.
No Brasil, relatos podem ser enviados ao Observatório de Inadmitidos da Divisão de Assistência Consular, em mensagem para dac@itamaraty.gov.br. Denúncias de maus tratos ou violação dos direitos humanos deverão ser comunicadas imediatamente ao Itamaraty.
Os relatos precisam ser detalhados e enviados o mais cedo possível, contendo elementos (data e horário do voo, relato pormenorizado do incidente e, se possível, nome dos agentes migratórios e/ou cópia do documento recebido da imigração do país onde ocorreu o fato) que permitam ao Itamaraty fazer as gestões necessárias junto aos Governos estrangeiros.
Esclarecimentos adicionais
A política de concessão de entrada é matéria de decisão soberana dos Estados estrangeiros e objeto de processamento interno daqueles governos, o que impõe limites à atuação do Ministério das Relações Exteriores. A entrada em outro país constitui expectativa de direito e um cidadão estrangeiro pode ser impedido de ingressar pelas autoridades locais, ainda que possua passaporte com visto válido.
No entanto, o Governo brasileiro mantém contatos sistemáticos com autoridades estrangeiras, com base nos casos de inadmissão relatados por nossos nacionais, de maneira a serem evitados comportamentos que possam ser interpretados como discriminatórios ou que atentem contra a dignidade e a moralidade dos indivíduos.
Perda, furto ou roubo de documentos
Recomenda-se ter o máximo de cuidado com o seu passaporte brasileiro, mantendo cópia autenticada de documento de identidade e de certidão de nascimento e cópia simples de seu passaporte no cofre do hotel, para fins de eventual obtenção de novo documento de viagem, caso necessário.
Obtenção de novo passaporte
Em caso de furto, roubo ou perda de passaporte brasileiro, o nacional deve comparecer à delegacia de polícia mais próxima do local onde o documento foi roubado ou extraviado.
A seguir, será necessário entrar em contato com o Setor Consular de nossa Embaixada, durante o horário normal de atendimento ao público, para dar entrada no pedido de um novo documento de viagem.
Para saber como solicitar um novo passaporte, clique aqui.
A notar: a perda de documentos não caracteriza, por si só, uma situação de emergência, uma vez que não configura risco à vida, à segurança ou à dignidade. Ressalvados casos excepcionais, em que o pedido de novo passaporte estiver associado a situação de real emergência, o atendimento não deve ser feito pelo plantão consular.
Obtenção de Autorização de Retorno ao Brasil (ARB)
Caso o interessado não possa apresentar todos os documentos necessários para obter um novo passaporte para regressar ao Brasil, o Setor Consular poderá emitir gratuitamente Autorização de Retorno ao Brasil (ARB).
Para a emissão da ARB, é necessário apresentar ao agente consular o boletim de ocorrência obtido junto à polícia e qualquer documento comprobatório de sua nacionalidade brasileira; na falta de documento com estas características, o nacional será solicitado a apresentar duas testemunhas que possam atestar sua nacionalidade ou, excepcionalmente e somente em último caso, assinar declaração em que afirme, sob as penas da lei, sua identidade e nacionalidade.
Obtenção de novos vistos
A emissão de novo passaporte poderá não ser suficiente para permanecer ou deixar o país em que está, sendo muitas vezes necessário obter novo visto junto às autoridades locais ou regularizar a sua situação migratória.
O Setor Consular da Embaixada poderá fornecer assistência em relação aos órgãos locais a serem eventualmente contactados pelo cidadão brasileiro com vistas à obtenção de novo visto, autorização de saída ou pagamento de multas.
É de responsabilidade de cada viajante obter novos vistos para terceiros países aonde tencionem seguir viagem.
Restituição de documentos
Documentos perdidos ou extraviados no exterior que sejam posteriormente encontrados podem ser encaminhados, pelas autoridades locais, à Embaixada ou Consulado brasileiro mais próximo. A Repartição em questão enviará os referidos documentos ao Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, que os encaminhará, por via postal, aos nacionais no Brasil.
Contatos úteis
NÚMEROS LOCAIS DE EMERGÊNCIA
Etiópia
Emergências (polícia, bombeiros, urgências médicas) 911
Ambulância (Cruz Vermelha) 907
Djibouti
Polícia 17
Bombeiros 18
Ambulância 351351
Sudão do Sul
Emergências (polícia nacional) 777
COMPANHIAS AÉREAS (lista não exaustiva)
Companhias aéreas nacionais dos países onde atuamos
- Ethiopian Airlines (voos de/para Etiópia, Djibouti e Sudão do Sul, opera também no Brasil)
https://www.ethiopianairlines.com/
(Adis Abeba) Tel. +251 11 665 6666 (centro de atendimento mundial, 24hs); +251115178320/455 (loja no aeroporto)
Possui também agências em cidades espalhadas por todo o território etíope, cujos dados de contato se encontram no site da empresa.
(Djibouti) Tel. +253 77804783 (gerente local)
(Juba) Tel. +211956988408 (gerente local)
(Brasil) Tel. +55 11 4063-5199 ou 11 3106-3295 (reservas e emissão de passagens)
- Air Djibouti (voos de/para Djibouti e Etiópia)
(Djibouti) Tel. +253 21 34 37 37
(Adis Abeba) Tel. +251 116623517/19/22
Outras companhias aéreas que operam nos países onde atuamos
- Air France (voos de/para Djibouti, opera também no Brasil)
(Djibouti) Tel. +253 21 35 31 21
(Brasil) Tel. 4003-9955 (de capitais e regiões metropolitanas); 0800 888-9955 (de outras localidades)
- EgyptAir (voos de/para Etiópia e Sudão do Sul)
(Adis Abeba) Tel. +251 111 564493/94/95
(Juba) Tel. +211 92992888
- Emirates (voos de/para Etiópia, opera também no Brasil)
(Adis Abeba) Tel. +251 11 518 1818
(Brasil) Tel. + 55 11 4700 1516
- Fly Dubai (voos de/para Etiópia, Djibouti e Sudão do Sul)
(Adis Abeba) Tel. +251 11 6180454 (aeroporto); +251 11 517 8306 / +251 11 665 0304(bagagem); +251 11 665 0403 (operações)
(Djibouti) Tel. +253 341647 (aeroporto); +253 2135 2215 (bagagem); +253 87 7039 (operações)
(Juba) Tel. Não consta
- Kenya Airways (voos de/para Etiópia, Djibouti e Sudão do Sul)
https://www.kenya-airways.com/
(Adis Abeba) Tel. +25 11 5525548/7 (reservas e vendas); +251-11-6650506/7, +251-116650527 ou +251-911-511963 (aeroporto)
(Djibouti) Tel. +25321353036 / +25321344672 (loja na cidade); +253 21346771 (loja no aeroporto)
(Juba) Tel. +211 955439317
- Lufthansa (voos de/para Etiópia, opera também no Brasil)
(Adis Abeba) Tel. +251-11-551 5666
(Brasil) Tel. +55 11 3878 8151 (SP) / +55 21 3500 1471 (RJ)
- Qatar Airways (voos de/para Etiópia e Djibouti, opera também no Brasil)
(Adis Abeba) Tel. +251 11 554 4040; +251 11 554 4638; +251 11 554 6373
(Djibouti) Tel. +253 21 34 7117
(Brasil) Tel. 0800 777 2827 ou +55 11 2575 3000
- RwandAir (voos de/para Sudão do Sul)
(Juba) Tel. +211 954858937 / +211 927010569 / +211 954890607 / +211 955365944 / +211 956411523 / +211 957129316
- Turkish Airlines (voos de/para Etiópia e Djibouti, opera também no Brasil)
http://www.turkishairlines.com/
(Adis Abeba) Tel. +251 11 66277 81 / 82 / 83
(Djibouti) Tel. +253 21340110 / +253 21340100 / +25321343348
(Brasil) Tel. + 55 11 3371 9600