Temas Sociais
O Brasil é percebido como capaz de liderar uma agenda criativa e inovadora sobre temas sociais no plano internacional. Como tal, o Brasil, com frequência, é convidado a compartilhar a experiência adquirida na implementação de políticas sociais mais exitosas. A cooperação em tecnologias sociais é tema de interesse dos nossos parceiros, especialmente na América Latina e Caribe e na África. Além de exprimirem e projetarem nossos valores no plano internacional, as parcerias e compromissos internacionais contribuem para aperfeiçoar as políticas públicas nacionais nesse campo, proporcionando melhorias concretas na vida dos cidadãos.
No sistema das Nações Unidas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) coordena os trabalhos relacionados à saúde. Dentre as diversas atribuições da OMS estão: liderar os debates sobre temas como saúde global, doenças não transmissíveis, HIV/AIDS, tuberculose e malária; promover pesquisa em saúde; estabelecer normas e padrões; fornecer apoio técnico aos Estados; e atuar na prevenção, avaliação, monitoramento e combate a pandemias. A Organização Panamericana da Saúde (OPAS) é o Escritório Regional para as Américas da OMS, integrando simultaneamente os sistemas da OEA e da ONU.
Criada em 1919, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) desempenha papel central na formulação e aplicação das normas internacionais nesse campo. O "trabalho decente", conceito formalizado em 1999, sintetiza a missão de promover oportunidades para que todos tenham um trabalho produtivo e de qualidade – condição fundamental para superar a pobreza, reduzir as desigualdades sociais, garantir a governabilidade democrática e promover o desenvolvimento sustentável.
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) é o órgão da ONU responsável por promover o desenvolvimento e trabalhar para eliminar a pobreza no mundo. O PNUD busca responder às necessidades dos países onde atua, promovendo transformações estruturais e construção de resiliência. Entre outras atribuições, cabe ao PNUD a coordenação e o monitoramento da implementação da Agenda 2030, cujos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) reúnem 169 metas mensuráveis para que todas as pessoas do planeta possam viver em paz e prosperidade até o ano de 2030.
O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), criado em 1969, é a principal entidade da ONU na área de população e desenvolvimento. A Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD), realizada no Cairo em 1994, aprovou o "Programa de Ação do Cairo", que se transformou na pedra fundamental do trabalho do UNFPA.
A Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), criada em 2010, é a principal instância em defesa dos direitos das mulheres e meninas, e atua como secretariado da Comissão sobre a Situação da Mulher da ONU. A IV Conferência Mundial sobre a Mulher, realizada em Pequim em 1995, aprovou a “Declaração e Plataforma de Ação de Pequim sobre a Mulher”, que se tornou referência do trabalho da ONU Mulheres e das entidades voltadas para esse tema.