Atividades
I – Promoção Comercial e Competitividade
Trata-se de área em que a UNCTAD tem sido especialmente ativa. Entre os programas permanentes, incluem-se: (i) “Empretec”, que promove a integração de pequenas e médias empresas (PMEs) ao mercado internacional. O Brasil contribui ativamente com o “Empretec” por meio do “SEBRAE”. A iniciativa também atraiu a atenção da ABDI, na recente visita de seu presidente a Genebra (5/3), que buscará utilizá-lo como ferramenta no Grupo de Integração Produtiva do Mercosul; (ii) “Business Linkages”, que busca integrar PMEs em países em desenvolvimento a cadeias produtivas internacionais. A ABDI também manifestou interesse em colaborar com o programa; (iii) “Indústrias Criativas”, programa que promove e premia PMEs que se destaquem em função da inovação e criatividade;
II – Facilitação de Comércio e Logística
No âmbito do pilar de “cooperação técnica”, a facilitação de comércio ocupa posição de destaque. A implementação do ASYCUDA – sistema operacional informatizado de aduanas de última geração – é um dos carros-chefes da cooperação técnica oferecida pela UNCTAD. No pilar de “pesquisa e análise”, a Organização também possui publicações relevantes, em especial na área de transporte marítimo e “landlocked countries”. Entre as publicações regulares, destaca-se a “Transport Newsletter” (semestral).
III – Política Comercial e Integração Regional
A “Pesquisa e Análise” no setor de política comercial e de investimentos constitui área tradicional de atuação da UNCTAD. “Flagship Publications” como o “Trade and Development Report” e o “World Investment Report” são referências internacionais acerca das tendências nas políticas públicas sobre comércio e desenvolvimento. Temas emergentes também estão presentes em publicações como o “Trade and Environment Review 2009-2010”. O WIR-2009 abordou aspectos relacionados ao investimento externo em agricultura e segurança alimentar.
IV – Coleta de Dados e Indicadores
A coleta, processamento e análise de indicadores sobre ampla gama de aspectos relacionados ao comércio, investimento e desenvolvimento também constitui área tradicional e consolidada no âmbito das atividades da UNCTAD. A divulgação dos dados se dá tanto por meio dos “flagship reports” quanto de bancos de dados e boletins e outras publicações regulares.