Como solicitar serviços
O consulado-geral do Brasil em Zurique e no Liechtenstein está agora integrado ao sistema e-consular, que é utilizado pelo Itamaraty em diversos consulados ao redor do mundo. Por meio do e-consular, você poderá solicitar todos os serviços oferecidos pelo consulado com rapidez e segurança, pela internet, usando computador, “tablet” ou telefone celular.
Pelo e-consular, você terá acesso a instruções detalhadas para cada serviço oferecido e poderá enviar documentos digitalizados, receber orientação dos funcionários do consulado (em caso de pendências ou erros na documentação) e selecionar atendimento presencial ou pelo correio (quando disponível) para concluir o atendimento e receber o documento solicitado.
Abaixo, você encontrará um breve roteiro passo-a-passo sobre como acessar o sistema e dar início às solicitações de serviços consulares.
COMO CRIAR CONTA DE USUÁRIO (PRIMEIRO ACESSO):
Para usar o e-consular, é necessário antes criar uma conta de usuário, a qual lhe permitirá cadastrar-se no sistema e receber notificações por e-mail.
IMPORTANTE: não é necessário criar uma conta para cada membro da família que precisa de serviços do consulado. Se você deseja, por exemplo, solicitar passaporte para você e seus familiares, pode usar só uma conta no e-consular para solicitar serviços para todos os membros da família.
Para criar uma conta de usuário, entre em ec-zurique.itamaraty.gov.br e:
• Selecione a opção "CLIQUE AQUI PARA ENTRAR COM E-MAIL E SENHA" e imediatamente depois a opção "CADASTRE-SE". Siga as instruções e confirme a criação da conta com o código que você receberá em seu endereço de e-mail. NÃO USE A OPÇÃO "ENTRAR COM GOV.BR".
ATENÇÃO - RESIDENTES NO EXTERIOR - Ainda que você tenha CPF, escolha a opção "CLIQUE AQUI PARA ENTRAR COM E-MAIL E SENHA"
COMO SOLICITAR SERVIÇOS PELO E-CONSULAR:
Depois de criar sua conta de usuário, você poderá acessar o sistema e solicitar os serviços consulares que deseja. Siga os passos abaixo:
Passo 1. Faça o "login".
Acesse o sistema em ec-zurique.itamaraty.gov.br, por meio de computador, "tablet" ou celular, usando os dados da conta que você criou. Feito o "login", complete seus dados pessoais, se necessário.
Passo 2. Escolha o serviço.
Clique em "SERVIÇOS CONSULARES" e depois em "NOVO SERVIÇO". Você verá uma lista completa de todos os serviços oferecidos pelo consulado. Clique no serviço desejado.
Passo 3. Leia as instruções.
Dentro de cada serviço, você encontrará, logo na primeira página, instruções completas, incluindo a lista de documentos exigidos. Leia com atenção as instruções e providencie os documentos exigidos.
Passo 4. Preencha as informações e forneça os documentos.
Preencha as informações solicitadas em cada etapa e anexe as imagens dos documentos exigidos (você pode digitalizar os documentos, usando computador com "scanner", ou simplesmente tirar fotos deles, usando a câmera de seu celular ou "tablet").
Passo 5. Confira e conclua o serviço.
Após preencher todas as informações e anexar os documentos exigidos, confira todos os dados e envie a solicitação.
Passo 6. Aguarde a resposta do consulado.
Você será notificado por e-mail quando sua solicitação tiver sido analisada pela equipe do consulado.
Se for notificado de que há pendências ou erros em sua solicitação, siga para o passo 7.
Se for notificado de que sua solicitação foi validada, siga para o passo 8.
Passo 7. Corrija, se houver, pendências ou erros em sua solicitação.
Depois de receber a notificação de que há pendências em sua solicitação, acesse o e-consular e clique em "SERVIÇOS CONSULARES". Você verá sua solicitação, com a observação "NECESSITA AÇÃO DO INTERESSADO". Clique em "CONTINUAR" e complemente ou corrija o que estiver marcado em laranja, seguindo as instruções da equipe do consulado (também em laranja).
Passo 8. Selecione a opção de agendamento ou envio pelo correio.
Quando sua solicitação estiver completa, você também será notificado por e-mail. Acesse o e-consular e clique em "SERVIÇOS CONSULARES". Você verá sua solicitação, com a observação "VALIDADO, NECESSITA AÇÃO". Clique em "CONTINUAR".
• Se o serviço que você solicitou for presencial, você receberá opções de dias e horários para agendar o atendimento no consulado. Compareça ao consulado no dia e horário agendado, com todos os originais ou cópias autenticadas dos documentos solicitados, para concluir o serviço e receber do consulado o documento solicitado.
• Se o serviço que você solicitou for pelo correio, você receberá instruções de envio da documentação. Leia com atenção as instruções e providencie o envio pelo correio de todos os itens solicitados. Dentro de alguns dias, você receberá de volta, igualmente pelo correio, os documentos enviados para a conclusão do serviço e o novo documento solicitado por você e que será emitido pelo consulado.
IMPORTANTE: Se o serviço que você solicitou oferecer a possibilidade de ser presencial ou por correio, você poderá escolher uma das duas opções acima.
Em caso de dúvidas sobre a operação do e-consular, envie uma mensagem para geral.cgzurique@itamaraty.gov.br ou ligue para 044 206 9020 (das 11h às 13h).
Em caso de dúvidas sobre a conta GOV.BR (conta unificada para acesso aos serviços digitais do Governo Federal), clique aqui.
Em caso de dificuldades de acesso ou "login" à plataforma GOV.BR, clique aqui.