Achados e perdidos
INFORMAÇÕES GERAIS
Caso você tenha perdido algum item, siga os passos abaixo:
- Caso considere conveniente, solicite o bloqueio de todos os cartões e meios de pagamento que possam ser usados por terceiros.
- Imediatamente volte ao local e busque. Na Suíça é comum que itens perdidos sejam deixados no mesmo lugar, para que o proprietário possa achá-los.
- Consulte os escritórios de achados e perdidos locais.
- Em Zurique: https://www.stadt-zuerich.ch/vbz/de/index/dialog/fundbuero-stadt-zuerich.html
- Em Berna: https://www.bern.ch/themen/personliches/fundburo
- Caso tenha perdido documentos pessoais, se possível, aguarde. Tais itens são frequentemente encaminhados pela polícia local ao consulado. Ao recebermos seu documento, tentaremos entrar em contato para devolução.
DEVOLUÇÃO DE DOCUMENTOS
O prazo de guarda dos bens recebidos pelo consulado é de 2 (dois) meses. Concluído esse prazo e não reclamado o item, o consulado:
- Encaminhará para o setor de “Achados e Perdidos” da agência central dos Correios em Brasília os seguintes itens:
- Cartão de débito/crédito acompanhado de ao menos um documento de identificação;
- Cartão de passe escolar ou passe livre;
- Cartão do cidadão;
- Cartão nacional de saúde (SUS);
- Carteira de identidade profissional;
- Carteira de idoso;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Cédula e carteira de identidade (RG);
- Certidões de nascimento ou casamento;
- Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) ou certificado de reservista (CR);
- Certificado de registro e licenciamento do veículo (CRLV);
- CGC/CNPJ;
- CPF;
- Documento de identificação de indígenas;
- Documentos de veículos;
- Porte, registro e certificado de armas;
- Registro nacional migratório (RNH); e
- Título de eleitor.
- Inutilizará e descartará cartões de débito/crédito quando não houver qualquer documento que os acompanhe;
- Doará a instituições de caridade itens pessoais (carteiras, bolsas e mochilas vazias, além de roupas etc.);
- Recolherá à conta-geral da União valores em moeda; e
- Cancelará e eliminará documentos de viagem.
ATENÇÃO: o consulado não se responsabiliza pela utilização indevida dos itens que, por ventura, tenha ocorrido em data anterior à da entrada nos “achados e perdidos” da repartição consular ou em data posterior à remessa aos Correios.
Podem retirar itens encontrados:
- O proprietário;
- O representante legal ou outra pessoa que tenha autorização por escrito do titular; ou
- Os pais ou responsáveis (para menores de 18 anos).
ITENS PERDIDOS
ATENÇÃO: O consulado apenas guardará documentos brasileiros. Documentos estrangeiros devem ser buscados na repartição consular do país que os emitiu.
Estando perdido o item ou não havendo tempo para aguardar buscas, o proprietário deverá fazer boletim de ocorrência na polícia local.
PERDA DE PASSAPORTE
ATENÇÃO: Perda ou furto de documentos não são emergências consulares. A obtenção de novo passaporte (ou ARB) é serviço solicitado e agendado pelo sistema e-consular. Confira: https://www.gov.br/mre/pt-br/consulado-zurique/como-solicitar-servicos
No caso de extravio de passaporte:
- Pode ser feito novo passaporte, desde que seja apresentada toda a documentação exigida. Confira em: https://www.gov.br/mre/pt-br/consulado-zurique/passaportes ; ou
- Se não estiver disponível toda a documentação e for retornar em definitivo ao Brasil por aeroporto suíço (em vôo direto ou com conexão sem sair da área de embarque internacional), pode ser feita uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB).
Tanto para novo passaporte como para ARB, em casos de extravio o consulado exige a apresentação de boletim de ocorrência feito junto à polícia local.
ATENÇÃO: Só faça o boletim de ocorrência quando tiver certeza de que não encontrará o passaporte, já que, uma vez feito o boletim, o passaporte será considerado extraviado pelas autoridades migratórias dos países do espaço Schengen, não sendo mais possível utilizá-lo, mesmo se for encontrado e estiver em boas condições.