Matrícula consular
Recomenda-se que todo brasileiro residente no exterior faça a matrícula consular, que é um instrumento importante de identificação do cidadão brasileiro junto à repartição consular e que pode agilizar os serviços consulares e de assistência. Além disso, as informações sobre o perfil da comunidade brasileira residente na jurisdição do Consulado são ferramentas fundamentais para traçar iniciativas e projetos voltados aos brasileiros.
A matrícula pode ser solicitada por brasileiros residentes em nossa jurisdição (Colúmbia Britânica, Alberta, Saskatchewan, Yukon e Territórios do Noroeste). Uma vez recebidas pela repartição consular, todas as informações fornecidas pelo cidadão brasileiro para fins de matrícula são SIGILOSAS e, em hipótese alguma, serão fornecidas a terceiros.
Após efetuar a matrícula, é recomendável manter sempre endereço e telefone atualizados. Caso esteja se mudando do Canadá, é importante comunicar ao Consulado, para que seja possível dar baixa na matrícula.
Como solicitar a matrícula consular
Ao solicitar seu cadastro poderá receber uma Carteira de Matrícula Consular. Esse é um serviço gratuito prestado pelo Consulado-Geral em Vancouver.
Como solicitar a Carteira de Matrícula Consular
1) Preencher formulário de matrícula consular online (CLIQUE AQUI)
2) Documento de identificação brasileiro com foto recente (original e cópia) *
Observação: Caso só possua o passaporte como documento de identificação brasileiro válido com foto recente, envie também algum documento brasileiro em que conste a filiação (certidão de nascimento ou casamento, RG, CNH entre outros).
Atenção:
1) A Carteira de Matrícula Consular (CMC) não pode ser utilizada como carteira de habilitação, nem é comprovante de situação imigratória, mas comprova que o portador foi oficialmente identificado e registrado em uma das repartições consulares do governo brasileiro no Canadá;
2) A CMC não pode ser usada como Passaporte;
3) A CMC não é um documento canadense;
4) A CMC é um documento feito pelo governo brasileiro e os dados fornecidos pelo cidadão ao Consulado são sigilosos e não são compartilhados com autoridades do Canadá (ou de qualquer outro país);
5) A CMC permite ao consulado conhecer melhor a comunidade brasileira e pode ser extremamente útil em casos emergenciais, pois facilita ao Consulado contatar os brasileiros e seus familiares no Brasil e/ou vice-versa. Esses dados também são importantes para que o Consulado conheça melhor a comunidade a que deve prestar assistência.
Todas as informações fornecidas pelo cidadão brasileiro para fins de matrícula consular são para uso exclusivo do Consulado-Geral e, em hipótese alguma, serão fornecidas a autoridades locais ou estrangeiras.
O Consulado tem o compromisso de respeitar a privacidade de seus consulentes e de garantir estritamente o sigilo das informações fornecidas, na forma prevista em lei.