Apostila
Informação importante:
O Canadá passou a fazer parte da Convenção da Apostila de Haia ("Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos") em 11 de janeiro de 2024. A partir dessa data, o Consulado-Geral do Brasil em Vancouver não efetuará legalizações de documentos, inclusive documentos escolares, emitidos por autoridades canadenses. O novo processo é chamado de "apostilamento" e será feito diretamente pelas autoridades canadenses.
No Brasil, a Convenção da Apostila está em vigor desde 14 de agosto de 2016. O apostilamento de documentos brasileiros é feito apenas no Brasil, por cartórios habilitados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O CNJ é o órgão brasileiro responsável pela regulamentação da "Convenção da Apostila". Para buscar cartórios brasileiros autorizados a emitir apostila, clique em https://www.cnj.jus.br/poder-judiciario/relacoes-internacionais/apostila-da-haia/cartorios-autorizados/.
Como obter o apostilamento de documentos canadenses?
Acesse a página Changes to authentication services in Canada e veja instruções completas sobre o assunto.
Em caso de dúvidas, entre em contato direto com os órgãos competentes. Com a entrada em vigor do novo procedimento, o consulado deixa de ter qualquer participação no processo de autenticação de documentos canadenses.
Exceções
Se o documento em questão houver sido autenticado pelo Ministry of the Attorney General of British Columbia, pelo Ministry of Justice of Alberta, Ministry of Justice and Attorney General of Saskatchewan ou pelo Global Affairs Canada ANTES do dia 11 de janeiro de 2024, o consulado poderá fazer a legalização do documento até o dia 11 de abril de 2024. Não serão aceitos pedidos de legalização posteriores a esta data. Se este é o seu caso, veja, a seguir, instruções para solicitar a legalização de seu documento.
Você tem outras dúvidas? Contate o Consulado-Geral por email: notarial.vancouver@itamaraty.gov.br