Cuidados ao vir estudar no Japão
Se você reside no Brasil e deseja vir ao Japão para estudar língua japonesa, realizar curso profissionalizante ou ingressar em programa de graduação ou pós, fique atento(a) aos seguintes pontos:
1. Localização da instituição de ensino
Informe-se sobre a cidade onde a instituição está localizada e o que há disponível para fazer no tempo livre, bem como sobre a facilidade de acesso a lojas, supermercados, farmácias e outros tipos de estabelecimentos úteis para o dia a dia. Ainda que o deslocamento por transporte público no Japão seja relativamente rápido e conveniente, a passagem - mesmo para trem ou ônibus - tem valor elevado em relação ao Brasil.
2. Qualidade do ensino
Procure comentários e avaliações de outros(as) alunos(as) a respeito da qualidade do ensino. Fique atento(a) à carga horária e à disponibilidade dos(as) docentes fora do horário de aula.
3. Infraestrutura
Verifique se a instituição escolhida conta com ambientes adequados de estudo e salas de aula preparadas para receber estudantes, com aparelhos de aquecimento e ar-condicionado. A idade das edificações também é importante: prédios e casas construídos antes de 1981 são considerados menos seguros contra desastres.
4. Condições contratuais
Verifique quais as condições para cancelamento ou interrupção do contrato com a instituição de ensino e quais são as regras para suspensão ou expulsão de alunos(as). Confira quais os deveres da escola em caso de alunos(as) que, durante o período de estudos, desenvolvam problemas de saúde, sejam físicos ou psicológicos.
5. Dormitórios
De modo geral, os dormitórios para estudantes contam com estrutura básica, porém simples. A limpeza costuma ficar a cargo dos(as) próprios(as) estudantes. Se possível, solicite imagens do local previamente, para compará-las com a estrutura real.
6. Seguro-saúde
No Japão, o sistema público de saúde é utilizado por quase toda a população. No entanto, para acessá-lo, é imprescindível estar inscrito(a) no seguro-saúde, que, no caso de estudantes, é o chamado kokumin hoken. Caso contrário, é preciso adquirir plano de saúde particular. Verifique com a instituição de ensino mais informações sobre esse tópico.
7. Condições naturais e desastres
Clique aqui para acessar a página dedicada ao assunto.
8. Convivência multicultural
Nas instituições de ensino, costuma haver estudantes de diversas nacionalidades. Trata-se de uma excelente oportunidade para interagir com outras culturas - contudo, a convivência multicultural pode motivar desafios, com hábitos distintos, principalmente em dormitórios compartilhados.
9. Transição para visto de trabalho
Caso decida solicitar alteração de visto de estudo para visto de trabalho após deixar a instituição de ensino onde está matriculado(a), fique atento(a) ao prazo para análise do pedido, que pode levar meses. Durante o período de espera, é preciso contar com recursos para subsistência – consulte os órgãos de imigração para mais informações sobre o processo.
Links úteis
Direitos do Consumidor | para consultas sobre direito do consumidor no Japão, veja esta página, do Centro Nacional de Questões do Consumidor (somente em japonês) |
Study in Japan | página aprovada pelo governo japonês com informações sobre estudos no Japão, inclusive língua |
Representações do Japão no Brasil | informações sobre vistos de estudo, eventos relacionados à educação e bolsas oferecidas pelo governo japonês |
Escolas de língua japonesa autorizadas pelo governo local | lista no formato PDF |
Busca por programas voltados a estudantes estrangeiros | lista em formato de planilha |