Passo a passo
Tutorial passo a passo de como usar o e-Consular:
- Como se cadastrar usando um endereço de e-mail
- Como se cadastrar usando uma conta GOV.BR
- Como recuperar seu cadastro ou senha GOV.BR
- Como solicitar serviços
- Como corrigir uma solicitação
- Como fazer o agendamento
- Como reagendar ou cancelar um serviço
- Como solicitar um serviço por correio (disponível apenas para alguns serviços)
Como se cadastrar usando um endereço de e-mail
Como se cadastrar usando uma conta GOV.BR
Como recuperar seu cadastro ou senha GOV.BR
A conta GOV.BR é uma junção de outras ferramentas de autenticação já existentes, o Cidadão BR (utilizado pelo INSS) e o Brasil Cidadão (utilizado por outros órgãos).
Dessa forma, se você já usou serviços digitais, pessoalmente ou por um procurador no Brasil, é possível que você já possua cadastro no Login GOV.BR, mesmo que não lembre da senha. Caso você tenha um procurador ou contador no Brasil, por exemplo, é possível que ele tenha criado uma conta em seu nome, mas com os dados dele.
Caso não lembre da senha ou não reconheça o telefone ou e-mail cadastrados em sua conta, siga os passos abaixo para recuperar o acesso:
- Acesse a página http://faq-login-unico.servicos.gov.br/en/latest/_perguntasdafaq/formarrecuperarconta.html e tente recuperar sua conta com os passos sugeridos.
- Caso já tenha tentado todas as alternativas acima sem sucesso, contate a área "Como posso te ajudar" do governo federal e siga as instruções da página: https://portaldeservicos.economia.gov.br/atendimento/
- Se ainda assim não conseguir recuperar o acesso ao gov.br, é possível acessar o e-consular apenas com e-mail e senha, sem CPF, conforme instruções acima.
Como solicitar serviços
1. Acesse a área "Meus serviços"
Após cadastro e login, você será automaticamente direcionado à página principal do sistema.
Acesse a área "Meus serviços", clicando sobre o seu nome e escolhendo a opção "Meus serviços".
2. Em seguida clique em "Novo serviço".
3. Selecione o serviço desejado e clique em "Iniciar".
4. Preencha as informações.
Leia atentamente as instruções e preencha todos os campos com as informações solicitadas.
Faça upload das imagens ou tire fotos da documentação exigida em cada campo do formulário eletrônico.
5. Ao final, clique em "Próxima etapa".
6. Confira os dados do seu pedido
Após preencher todas as informações, será gerada uma página para conferência dos dados inseridos.
Leia atentamente cada item e, se encontrar algum erro, corrija os dados.
7. Caso as informações estejam todas corretas, envie seu requerimento para validação, clicando no botão verde ao final da página.
8. Solicitação enviada com sucesso
Após o envio, o sistema mostrará uma mensagem em verde, informando que a solicitação foi enviada com sucesso.
9. Aguarde a resposta do Consulado
Em até 5 dias úteis, a equipe do Consulado enviará um e-mail autorizando o agendamento ou solicitando complementação das informações.
Como corrigir uma solicitação
Caso você tenha recebido mensagem informando sobre pendências, faça a correção necessária e reenvie o formulário para validação.
É possível conferir qual é a pendência no próprio sistema.
1. Acesse a área "Meus serviços", clicando no seu nome.
2. Em seguida, clique em "Continuar", ao lado do serviço desejado, para fazer as correções necessárias.
3. Corrija os campos indicados e siga até o fim do requerimento, clicando em "próxima etapa".
Como fazer o agendamento
Se a sua documentação estiver correta, o status do serviço vai constar como "Validado, necessita ação". Com o seviço validado, serão oferecidos os horários disponíveis para agendamento.
1. Acesse o link recebido por e-mail ou entre na área "Meus serviços" e e clique em "Continuar" ao lado do serviço validado.
2. Agende o atendimento na data e horário desejados.
⚠️ Para alguns serviços, também será oferecida a opção de envio por correio. Nesses casos é possível concluir a solicitação à distância, sem necessidade de comparecimento ao Consulado.
3. Após escolher a data e horário desejados, o sistema vai confirmar se realmente deseja efetuar o agendamento.
4. Após escolher "sim", o agendamento estará confirmado.
5. Você também vai receber um e-mail com a confirmação.
6. No dia do atendimento, não esqueça de comparecer com todos os documentos originais.
Reagendamento ou cancelamento
Você pode reagendar ou apagar seu pedido a qualquer momento, basta acessar a área "Meus serviços".
Ao lado do serviço desejado clique em "Reagendar" ou em "Apagar" (atenção, os pedidos apagados não podem mais ser recuperados).
Envio por correio
Caso o serviço desejado permita o envio por correio, você pode optar por solicitar o serviço sem precisar comparecer ao consulado.