Edital 09/09/2024 Assistente Administrativo
CONSULADO-GERAL DO BRASIL EM SYDNEY
EDITAL DE 09 DE SETEMBRO DE 2024
O Consulado-Geral do Brasil em Sydney, Austrália, na forma do Decreto 1.570, de 21 de julho de 1995, e da Portaria do Ministro de Estado das Relações Exteriores de 12 de setembro de 1995, torna público, pelo presente edital, que está aberto processo seletivo para preenchimento de 2 (duas) vagas de auxiliar administrativo (em caráter temporário) e formação de cadastro reserva, conforme as normas abaixo:
1 - Objetivo
1.1 - O processo seletivo destina-se à contratação de 2 (dois) auxiliares administrativos, para substituir duas auxiliares administrativas do consulado em licença maternidade pelo tempo de duração da licença.
1.2 - Auxiliares administrativos são empregados contratados localmente, por tempo determinado, subordinados às leis e normas trabalhistas e previdenciárias australianas, em regime de período integral de trabalho, e a período probatório de 3 (três) meses.
1.3 - O auxiliar administrativo prestará serviços administrativos em geral nos setores do Consulado-Geral do Brasil em Sydney, como atendimento ao público, inclusive assistência a brasileiros, preparação e trâmite de documentos, elaboração de textos em português e inglês, inclusive tabelas e planilhas, realização de tomada de preços e outras providências administrativas e tarefas correlatas que lhe forem atribuídas.
1.4 - O salário bruto mensal será de A$ 5.021,38 (cinco mil e vinte e um dólares australianos e trinta e oito centavos).
1.5 - Este processo seletivo não é um concurso público, e a vaga de auxiliar administrativo não caracteriza cargo, emprego ou função pública, nem forma vínculo com a Administração Pública Federal.
2 - Requisitos
2.1 – O candidato ao cargo de que trata este processo seletivo deverá cumprir os seguintes requisitos:
a) Comprovar ser maior de 18 anos completos, na data da inscrição;
b) Comprovar, por meio de declaração no formulário de inscrição, que não ocupa cargo, emprego ou função pública no Brasil;
c) Comprovar ser cidadão australiano ou, no caso de candidatos brasileiros ou nacionais de terceiros países, possuir visto de residência permanente na Austrália;
d) Comprovar possuir, no mínimo, ensino médio completo ou equivalente;
e) No caso de cidadãos brasileiros, comprovar estar quite com as obrigações eleitorais no Brasil;
f) No caso de cidadãos brasileiros do sexo masculino, com idade entre 18 e 45 anos, comprovar estar quite com as obrigações do Serviço Militar no Brasil.
3 - Inscrição
3.1 - As inscrições estarão abertas no período de 09/09/2024 a 08/10/2024.
3.2 - As cópias dos documentos indicados a seguir deverão ser encaminhadas ao Consulado-Geral em Sydney, no prazo estipulado no item 3.1, preferentemente por correio eletrônico, para o endereço: administ.sydney@itamaraty.gov.br. Alternativamente, os documentos poderão ser entregues pessoalmente na sede do Consulado-Geral, em envelope fechado, nos dias úteis durante o período de inscrição, no horário das 09h às 13h.
3.3 - Para a inscrição, é necessário apresentar:
a) formulário de inscrição, disponível no site ou no balcão de recepção do Consulado-Geral;
b) curriculum vitae e, se houver, cartas de referência ou recomendação;
c) cópia de comprovante de visto de residência permanente na Austrália (dispensada no caso de candidato com cidadania australiana);
d) cópia de passaporte ou documento de identificação oficial válido;
e) cópia de comprovante de conclusão do ensino médio ou universitário;
f) se brasileiro, Certidão de Quitação Eleitoral, que deverá ser obtida no seguinte endereço eletrônico: http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral;
g) se brasileiro do sexo masculino, com idade entre 18 e 45 anos, cópia de prova de quitação com as obrigações militares.
3.4 - Seleção Prévia
3.4.1 - A Comissão de Seleção aferirá a habilitação e adequação dos candidatos devidamente inscritos, a partir do exame dos curricula vitae e dos demais documentos apresentados pelos candidatos.
3.4.2 – Os candidatos selecionados serão convocados, por correio eletrônico, até 22/10/2024 para a fase de avaliação. A relação de candidatos selecionados também será divulgada na página eletrônica do Consulado-Geral.
4 - Avaliação
4.1 - A avaliação dos candidatos selecionados será efetuada pela Comissão de Seleção, mediante a realização de (i) prova escrita em português e inglês, e (ii) entrevista pessoal individual, em português e inglês.
4.2 - Os critérios de avaliação a serem aferidos serão a capacidade de compreensão e expressão oral e escrita nos idiomas português e inglês, além de noções sobre serviços consulares, rotinas administrativas e contabilidade. Neste sentido, recomenda-se a leitura dos conteúdos em português e em inglês disponíveis no site do Consulado-Geral. Serão considerados igualmente critérios de avaliação: demonstração de capacidade de atendimento ao público, solução de problemas e trabalho em equipe, experiência prévia, em especial nas áreas administrativas e/ou de contabilidade, bem como adequação do perfil do candidato ao cargo oferecido.
4.2.1 – A prova escrita será composta de questões objetivas em português, além de tradução/versão e dissertações em português e inglês.
4.2.2 – Na entrevista, será avaliada a capacidade de expressão oral nos idiomas português e inglês, além de arguição sobre trajetória profissional do candidato.
4.3 – A Comissão de Seleção convocará, por correio eletrônico, os candidatos selecionados para as provas escritas, a serem realizadas em 29/10/2024, das 10:00 às 13:00, na sede do Consulado-Geral.
4.4 - Os aprovados na prova escrita serão convocados, até o dia 04/11/2023, por correio eletrônico, para as entrevistas individuais, a serem realizadas nos dias 13 e 14/11/2024, em horário a ser determinado.
4.5 - O resultado final do processo seletivo será divulgado na recepção do Consulado-Geral, mediante afixação de aviso, e em http://sydney.itamaraty.gov.br, até 25/11/2024.
4.6 - Não caberá recurso às decisões da Comissão de Seleção.
4.7 - Informações adicionais sobre a avaliação:
a) os candidatos convocados deverão comparecer com antecedência mínima de 15 minutos para realização da prova escrita e das entrevistas individuais, munidos de documento de identidade válido com foto;
b) os candidatos deverão, na prova escrita, abster-se de escrever seus nomes ou qualquer outra informação que retire da prova o seu caráter anônimo;
c) será eliminado o candidato que não comparecer no dia e hora previstos para a prova ou entrevista, ou que agir com incorreção ou descortesia;
d) O resultado final será constituído da soma da nota da prova escrita em português e inglês (50 pontos) e da entrevista (50 pontos);
e) serão considerados aprovados os candidatos que tiverem obtido nota final de no mínimo 65 (sessenta e cinco) pontos de um total de 100 (cem) pontos. A classificação dos candidatos aprovados obedecerá a ordem decrescente do resultado final.
5 - Contratação e prazo de validade do processo seletivo
5.1 - Serão contratados os candidatos classificados em primeiro e segundo lugares, e a contratação será efetivada após a divulgação do resultado final do processo seletivo, para início imediato. A contratação ficará, entretanto, condicionada à apresentação:
a) de todos os originais dos documentos exigidos neste edital;
b) de prova de aptidão física e mental para o exercício do cargo, comprovada por instituição oficial ou médico;
c) de prova de ausência de antecedentes criminais, mediante apresentação de atestado emitido por autoridade policial (“police clearance”; “full fingerprint”).
5.2 - Na eventualidade de desistência do candidato classificado em primeiro ou segundo lugar, de descumprimento ao disposto no item 5.1 acima ou de indisponibilidade para assumir o cargo em prazo razoável, será convocado para contratação o próximo classificado.
5.3 - O presente processo seletivo terá validade de 12 (doze) meses, contados a partir da data de divulgação de seu resultado final, podendo ser prorrogado a critério do Consulado-Geral do Brasil em Sydney. Os demais candidatos considerados aptos poderão ser eventualmente aproveitados, caso sejam oferecidas novas vagas de auxiliar administrativo no Consulado-Geral do Brasil em Sydney no período de validade do presente processo seletivo.
6 - Endereços e esclarecimentos finais
Endereço do Consulado-Geral:
CONSULATE GENERAL OF BRAZIL
Comissão de Seleção
Level 6, 45 Clarence Street
Sydney NSW 2000
Endereço de correio eletrônico do Consulado-Geral, para o presente processo seletivo: administ.sydney@itamaraty.gov.br
Endereço do site do Consulado-Geral: http://sydney.itamaraty.gov.br
Esclarecimentos sobre o processo seletivo poderão ser solicitados por correio eletrônico. Os casos omissos serão decididos pela Comissão de Seleção.
Sydney, em 09 de setembro de 2024.
Comissão de Seleção
Consulado-Geral do Brasil em Sydney