Passaporte para menores de 18 anos
Primeira emissão, renovação ou substituição de passaporte furtado/extraviado
⚠ O passaporte pode ser solicitado pelo correio ou pessoalmente (mediante agendamento.)
Organize a documentação conforme lista abaixo e escolha a sua forma de atendimento:
a) pelo correio, enviando os documentos ao Consulado com envelope de retorno, ou
b) pessoalmente no Consulado, após agendamento por meio do E-Consular. (Meus serviços / Passaporte para menores de 18 anos)
OBS: O e-consular também pode ser usado previamente ao envio pelo correio, para conferência da documentação antes do envio dos originais.
DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA
É necessário ter o original de todos os documentos para apresentar ou enviar, conforme o caso.
1 ) CPF - Clique aqui para ver como solicitar o CPF do menor.
Atenção! A partir de 10 de janeiro de 2024, quem não tiver CPF não terá acesso a importantes serviços prestados pela rede consular do Brasil no exterior. O CPF é documento essencial para brasileiros e em breve será o único número para identificação e acesso a serviços públicos.
2 ) Formulário próprio. Clique aqui para acessar o formulário.
- Os envios digitais (foto, assinatura, documentos) no preenchimento do formulário online são opcionais.
- Imprimir, assinar e colar a foto.
b) Passaporte anterior, válido ou vencido (quando aplicável - exceto se furtado ou extraviado – ver “g”)
c) Foto para passaporte
- A foto deve ser recente (máximo 6 meses), com fundo branco e no tamanho padrão de passaporte australiano (3.5cm x 4.5cm). Por favor não utilize foto 3x4.
d) Comprovação da nacionalidade
- Certidão brasileira de nascimento original.
- Se a criança nasceu na Austrália e ainda não foi registrada no Consulado, verifique a opção “Registro + Passaporte” no sistema E-Consular.
Sugerimos que se caso esse serviço for solicitado, recomendamos trazer um envelope Express- Post ou disponibilizar um dia para a retirada, organizado com o atendente consular.
e) Formulário de autorização dos pais
- Clique aqui para acessar o formulário.
- Para os atendimentos pessoais, a(s) assinatura(s) será(ão) reconhecida(s) presencialmente no Consulado.
- Para os atendimentos pelo correio, ou no caso em que apenas um dos pais comparecerá ao atendimento presencial, a assinatura deve ser reconhecida por Notário Publico ou Justice of the Peace,somente. (necessário conter o carimbo, nº de registro, assinatura e data)
- Para genitores que estejam no Brasil, a assinatura deve ser reconhecida por autenticidade em cartório brasileiro, o formulário posteriormente deve ser enviado aqui para a Austrália.
- Por favor, leia as Perguntas Frequentes.
f) Documentos dos pais
- Os pais devem apresentar documentos de identificação válido com foto; tais como passaporte ou identidade - ORIGINAIS
- Pais brasileiros devem sempre apresentar a identificação brasileira.
- ATENÇÃO: o documento que não permita a identificação plena do titular, seja por antiguidade, seja por rasura ou rasgo, não será aceito.
- Para os atendimentos pelo correio, devem ser enviados os documentos originais dos pais
- Para genitores que estejam no Brasil, enviar uma cópia autenticada em cartório brasileiro (esta cópia reconhecida deve ser enviada aqui para a Austrália) - assinatura igual a que está reconhecida no formulário para autorização de emissão de passaporte com autorização de viagem.
g) Em caso de passaporte perdido, furtado ou extraviado:
- Preencher e enviar o formulário de extravio com os detalhes do ocorrido
- Se o passaporte estava válido, fazer boletim de ocorrência (police report) e informar o número no formulário de extravio
FORMA DE APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS
PESSOALMENTE ATRAVÉS DE AGENDAMENTO
No sistema E-CONSULAR , envie a documentação para análise e validação pelo Consulado. Após a validação, você receberá um e-mail e poderá realizar o agendamento.
CORREIOS
Se desejar receber seu passaporte em casa, inclua um envelope pré-pago e auto-endereçado, do tipo Express Post, ao enviar seus documentos pelo correio. Recomendamos o uso do "signature on delivery" para aumentar a segurança.
✉ O endereço de envio do requerimento e dos documentos supracitados é:
Consulate General of Brazil 6/45 Clarence Street, Sydney, NSW 2000 |
CUSTO E FORMA DE PAGAMENTO
CORREIOS - pagamento por Transferência bancária.
Menores de 4 anos de idade - $76
Entre 4 e 18 anos de idade - $152
O consulente que possui a money order poderá solicitar o reembolso no Australia Post.
Clique aqui e confira a informação completa
ou
PRESENCIALMENTE através de agendamento pelo E-consular - pagamento com cartão de crédito ou débito.
(Não aceitamos American Express)
PRAZO DE ENTREGA
Para atendimento presencial: a ser informado no dia do comparecimento, máximo de 5 dias úteis.
Para atendimento pelo correio: prazo máximo de 15 dias úteis.
VALIDADE DO NOVO PASSAPORTE
A validade do novo passaporte dependerá da idade da criança no dia da emissão do documento, conforme tabela abaixo:
Idade da criança | Validade do novo passaporte |
---|---|
De 0 a 1 ano incompleto | 1 ano |
De 1 a 2 anos incompletos | 2 anos |
De 2 a 3 anos incompletos | 3 anos |
De 3 a 4 anos incompletos | 4 anos |
De 4 a 17 anos | 5 anos |
______________________________________________________________
DÚVIDAS?
Caso tenha alguma dúvida, envie-nos um e-mail: passaporte.sydney@itamaraty.gov.br