Passaporte para maiores de idade
PASSAPORTE PARA MAIORES DE IDADE
(emissão, renovação ou substituição de documento furtado/extraviado)
⚠ O passaporte pode ser solicitado pelo correio ou pessoalmente (mediante agendamento). Organize a documentação conforme lista abaixo e escolha a sua forma de atendimento:
a) pelo correio, enviando os documentos ao Consulado com envelope de retorno, ou
b) pessoalmente no Consulado, após agendamento por meio do E-Consular. (Meus serviços / Passaporte para maiores de 18 anos)
OBS: O E-Consular também pode ser usado previamente ao envio pelo correio, para conferência da documentação antes do envio dos originais.
______________________________________________________________________
DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA
É necessário ter o original de todos os documentos para apresentar ou enviar, conforme o caso.
ETAPA 1 - Preencha o formulário próprio. Clique aqui para acessar o formulário.
- Para o preenchimento deste formulário, é necessário incluir o nº de CPF.
- Os envios digitais (foto, assinatura, documentos) no preenchimento do formulário online são opcionais.
- Ao finalizar o preenchimento, imprima o recibo de entrega de requerimento (RER) e assine no campo apropriado, conforme seu documento de identificação.
Documentos necessários:
a) Passaporte anterior, válido ou vencido (exceto se furtado ou extraviado – ver item “g”)
b) Foto para passaporte
- A foto deve ser recente (máximo 6 meses), com fundo branco e no tamanho padrão de passaporte australiano (3.5cm x 4.5cm).Por favor não utilize foto 3x4 e "selfie".
c) Comprovação da identidade
- Exemplos: cédula de identidade (RG), CNH ou documento equivalente. O próprio passaporte pode servir como identificação se válido ou vencido até 2 anos. ATENÇÃO: o documento que não permita a identificação plena do titular, seja por antiguidade, seja por rasura ou rasgo, não será aceito.
d) Comprovação da nacionalidade, estado civil e mudança de nome (se for o caso)
- Certidão brasileira conforme o estado civil (nascimento/casamento) ou certificado de naturalização emitida pelo Ministério da Justiça.
e) Quitação eleitoral
- Para obter sua Certidão de Quitação Eleitoral clique aqui. Imprima para apresentar juntamente com os demais documentos.
- Se você tem 18 anos ou mais e ainda não possui título de eleitor, é necessário solicitá-lo antes de fazer o passaporte.
- Caso sua inscrição esteja como CANCELADA , você NÃO ESTEJA QUITE com a Justiça Eleitoral ou necessita emitir o título de eleitor. Você poderá regularizar sua situação eleitoral, totalmente on-line, no Autoatendimento Eleitoral.
⚠️ Não é necessário comparecer ao Consulado!
f) Documento militar – para homens entre 18 e 45 anos
g) Em caso de passaporte perdido, furtado ou extraviado:
- Preencher e enviar o formulário de extravio com os detalhes do ocorrido, imprimir e assinar.
- Se o passaporte estava válido, fazer boletim de ocorrência (police report) e informar o número no formulário de extravio
______________________________________________________________________
ETAPA 2 - FORMA DE APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS
PESSOALMENTE ATRAVÉS DE AGENDAMENTO
No sistema E-CONSULAR , envie a documentação para análise e validação pelo Consulado. Após a validação, você receberá um e-mail e poderá realizar o agendamento.
ENVIO POR CORREIO
Se desejar receber seu passaporte em casa, inclua um envelope pré-pago e auto-endereçado, do tipo Express Post, ao enviar seus documentos pelo correio. Recomendamos o uso do "signature on delivery" para aumentar a segurança.
✉ O endereço de envio do requerimento e dos documentos supracitados é:
Consulate General of Brazil 6/45 Clarence Street, Sydney, NSW 2000 |
_____________________________________________________________________
PRAZO DE ENTREGA
Para atendimento presencial: imediato, salvo eventual indisponibilidade técnica.
Para atendimento pelo correio: prazo máximo de 15 dias úteis.
______________________________________________________________________
CUSTO E FORMA DE PAGAMENTO
CORREIOS - pagamento via Transferência bancária.
O consulente que possui a money order poderá solicitar o reembolso no Australia Post.
Clique aqui e confira a informação completa
ou
PRESENCIALMENTE através de agendamento pelo E-consular - pagamento com cartão de crédito ou débito.
(Não aceitamos American Express)
________________________________________________________
DÚVIDAS?
Caso tenha alguma dúvida, envie-nos um e-mail: passaporte.sydney@itamaraty.gov.br