Atestado de residência para menor
INFORMAÇÕES GERAIS
O atestado de residência para menor é um documento de uso mais restrito e não gratuito. Ele é destinado a menores brasileiros que estejam comprovadamente residindo na Austrália e retornando ao país de residência.
É aconselhado que seja utilizado, preferencialmente, nos casos em que o genitor que deveria autorizar a viagem:
- Encontra-se em paradeiro desconhecido;
- Esteja impossibilitado de assinar o documento, por motivos físicos ou legais; ou
- Seja residente no Brasil e recusa-se a assinar a autorização de viagem para que o filho retorne com o genitor guardião ao seu país de residência.
Utilização do documento
- Substitui, para fins de saída do território nacional, a autorização de viagem de um dos genitores ou responsáveis legais, pois comprova que o menor é residente no exterior e, ao sair do Brasil, retornará ao seu país de residência (no caso, a Austrália).
- Somente poderá ser utilizado quando o menor for viajar na companhia de um dos genitores ou responsáveis legais, retornando ao país de residência (no caso, a Austrália).
- Não poderá ser utilizado quando o menor for viajar desacompanhado ou na companhia de terceiros.
- Diferentemente das demais formas de autorização, não será suficiente para que o menor faça viagens dentro do Brasil, o que exigirá autorização específica do(s) genitor(es) ou responsável(eis) legais.
- O atestado deverá ser apresentado ao controle imigratório no original ou em cópia autenticada. Uma cópia simples ou autenticada do documento, a ser providenciada pelo interessado, será retida no momento do embarque, juntamente com cópia de documento de identificação do menor.
DOCUMENTOS EXIGIDOS
1) Original do passaporte do/a requerente;
2) Original ou cópia do passaporte, brasileiro ou estrangeiro, que o menor utilizará na viagem;
3) Comprovante de residência do menor na Austrália:
- Declaração de matrícula emitida por creche, escola ou instituição de ensino australiana, em papel timbrado, com carimbo oficial da escola e assinatura do responsável pela instituição;
- Carteira de vacinação/sanitária/de saúde, emitida por órgão competente local;
- Declaração de residência emitida por órgão público australiano em que constem o nome do menor e de seus genitores ou responsáveis legais;
- Outros documentos que, no entender do requerente, comprove a residência do menor na Austrália (sujeito à aprovação da autoridade consular).
4) Formulário de solicitação de atestado de residência impresso e assinado: obrigatório para solicitação presencial ou por correio. O formulário de solicitação é o próprio requerimento do sistema e-consular.
No caso de pedido pelo correio, a assinatura do requerente no formulário deve ser reconhecida por Notary Public australiano ou por Justice of the Peace.
5) Somente para pedidos apresentados por correio: 1 (um) envelope pré-pago e auto-endereçado. Ele deve ser o endereço de casa ou do trabalho do interessado, e deve ser completo, inclusive com o código postal
FORMAS DE SOLICITAÇÃO
- Presencial, por meio de agendamento no sistema e-consular; ou
- Correio, sendo necessário o preenchimento de requerimento no sistema e-consular.
CUSTO e PRAZO DE EMISSÃO
Clique aqui para consultar o valor do taxa e como pagar.
No ato do atendimento, para serviços agendados.
Para pedidos por correio, até 5 dias úteis contados da data de recebimento completo da documentação no consulado.