Atestado de vida
O serviço deve ser agendado por meio do sistema e-consular.
1. INFORMAÇÕES GERAIS
O Atestado de Vida é utilizado para permitir que um cidadão, ao comprovar que está vivo, continue a receber benefício ou pensão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou de órgãos públicos.
O Atestado de Vida deve ser requerido pessoalmente, na sede do Consulado-Geral (por meio de agendamento).
Clique aqui para agendar seu atendimento.
*Em caso de impossibilidade de comparecimento pessoal
Conforme orientação publicada na página eletrônica da Secretaria da Previdência e INSS, na impossibilidade de comparecimento pessoal, a comprovação de vida poderá ser efetuada por meio de formulário assinado perante “notary public”, seguido de seu apostilamento junto ao DFAT.
Feito isso, deverá enviar o documento diretamente ao órgão competente no Brasil, sem a necessidade de comparecer ao consulado. As instruções específicas encontram-se nos formulários abaixo:
Atenção: os formulários acima devem ser utilizados apenas caso opte pelo reconhecimento da assinatura junto a notário público, e não devem ser enviados ao Consulado-Geral.
2. DOCUMENTOS EXIGIDOS
a) Preenchimento de requerimento no sistema e-consular. Clique aqui para acessar o sistema e-consular.
b) Documento de identificação:
- Cidadãos brasileiros: documento de identificação brasileiro original, válido e com foto (ex.: cédula de identidade (RG), passaporte, carteira de motorista (CNH)), além do número do CPF;
- Estrangeiros: qualquer documento de identificação válido e com foto.
3. COMO SOLICITAR
Este serviço deve ser requerido e agendado por meio do sistema e-consular.
4. PRAZO DE ENTREGA
No dia do atendimento.
5. CUSTO E FORMA DE PAGAMENTO
Clique aqui para consultar as taxas e forma de pagamento.
_______________________________________________________________
DÚVIDAS?
Caso tenha alguma dúvida, envie-nos um e-mail: consular.sydney@itamaraty.gov.br