Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTEC)
Apresentação
O Setor de Ciência Tecnologia e Inovação (SECTEC) do Consulado-Geral do Brasil em Sydney é responsável pela divulgação da produção científica e da inovação tecnológica brasileira nos estados de Nova Gales do Sul, Queensland e no Território do Norte, assim como pela promoção e apoio à internacionalização de start-ups brasileiras. O setor também cuida de relações com a comunidade científica brasileira nos estados de sua jurisdição e da identificação de parcerias para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.
Objetivos principais:
- Promover o Brasil nos ecossistemas de CT&I do exterior
- Identificar parcerias e fontes de investimentos em CT&I do Brasil
- Apoiar a internacionalização de startups brasileiras
- Mobilizar a diáspora científica brasileira residente nos estados de sua jurisdição
- Estimular a colaboração entre parques tecnológicos e ambientes de inovação brasileiros e estrangeiros
Mapeamento dos Ambientes Promotores de Inovação de Sydney e Brisbane
O mapeamento das características de ambientes promotores de inovação no exterior, que engloba os ecossistemas estrangeiros de inovação e o levantamento dos mecanismos de geração de empreendimentos inovadores existentes, consiste em passo inicial para a internacionalização das empresas brasileiras de base tecnológica, pois são essenciais para a construção de um plano de expansão internacional e mesmo para validação do modelo de negócios em mercados estrangeiros.
A escolha de um mercado dependerá do apoio e dos benefícios que a startup ou empresa tecnológica consolidada conseguir obter e, para tanto, é necessário conhecer legislação, barreiras, apoio de ambientes promotores de inovação e a própria cultura do local. A série de “Mapeamentos de Ambientes Promotores de Inovação no Exterior” tem por objetivo oferecer essas informações para negócios e ambientes inovadores brasileiros.
O SECTEC de Sydney concluiu, recentemente, o Mapemanto dos Ambientes Promotores de Inovação de Sydney e Brisbane. Os documentos podem ser acessados por meio dos links:
- Sydney:
- Brisbane:
A Embaixada do Brasil em Camberra realizou Mapeamento dos Ambientes Promotores de Inovação de Camberra, Victoria e Austrália do Sul. O documento pode ser acessado em:
Estudos de Mercado
- Estudo de mercado sobre Agtech (junho de 2021)
- Estudo de mercado sobre Fintech (junho de 2021)
Acordos entre Brasil e Austrália em matéria de Ciência, Tecnologia e Inovação
- Acordo Brasil-Austrália para Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.772-de-20-de-agosto-de-2021-339785872
- Memorando de Entendimento CONFAP/DE (antigo DESE)
O Memorando de Entendimento (MoU) entre o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e Australian Department of Education - DE (former Australian Department of Education, Skills, and Employment - DESE) viabiliza atividades que motivam pesquisadores australianos e brasileiros a atuarem conjuntamente em projetos de pesquisa; possibilita a mobilidade de pesquisadores, alunos de pós-doutorado e alunos de pós-graduação (incluindo doutorado e mestrado) entre os países (quando for autorizado a mobilidade pelas autoridades sanitárias de ambos os países em razão da pandemia de Covid-19); a realização de seminários, workshops e publicações para promover os resultados das atividades conjuntas; e a preparação e coordenação de outras atividades em conjunto que possibilitem o intercâmbio científico entre o Brasil e a Austrália.
Para mais informações, acesse: https://confap.org.br/pt/editais/52/parceria-confap-australian-department-of-education-skills-and-employment-dese-
Contato: