Atendimento e serviços por Correio
PASSO A PASSO:
1. Confirme se o serviço consular que você deseja pode ser feito por correio - Tipos de Atendimento.
ATENÇÃO: o Consulado não aceita pedidos de visto por correio (USPS, Fedex, DHL, UPS etc). Documentos eviados incorretamente serão devolvidos sem processamento. Se a pessoa não tiver enviado envelope de retorno, os documentos não poderão ser postados de volta pelo Consulado.
2. Siga as orientações indicadas neste website, de acordo com o serviço consular abaixo que pode ser solicitado por correio:
b) Inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF);
c) Legalização de documentos escolares e outros documentos;
d) Autenticação de documentos;
e) Passaportes;
f) Autorização de Viagem para Menor - OBS: Para solicitar por correio é necessário antes notarizar as assinaturas dos pais em um Notário Público ("Notary Public") dentro da área de jurisdição de Consulado;
g) Reconhecimento de Assinaturas;
ATENÇÃO: Documentações incompletas e incorretas serão devolvidas por correio. Se a pessoa não tiver incluído um envelope de retorno ou não tiver previamente pago pelo retorno do envelope, a correspondência ficará aguardando a retirada pessoalmente no Consulado.
3. Junte os documentos necessários para o seu pedido e insira-os em um envelope "Express Mail" (com "tracking number") do United States Postal Service (USPS). Este será o envelope de envio de documentos (veja item 5 abaixo).
4. Insira também um outro envelope (envelope para devolução) "Express Mail" do United States Postal Service (USPS) dentro do envelope indicado no item 3 (envelope de envio), para permitir que o Consulado devolva a sua documentação. Este envelope para devolução precisa ser pré-pago e pré-endereçado conforme as instruções abaixo.
ATENÇÃO:
- no envelope para devolução dos documentos, escreva no campo do Remetente o seu próprio nome e endereço (e não o nome e endereço do Consulado). Esta medida tem por objetivo assegurar que o Consulado não será cobrado pelo USPS por pagamentos/selos insuficientes, porque o Consulado não pode pagar por seu envelope.
- PARA EVITAR PROBLEMAS (veja aqui), NÃO COLE ADESIVOS, ETIQUETAS OU "LABELS" DE QUALQUER TIPO NOS CAMPOS DE REMETENTE E DESTINATÁRIO PORQUE OS CORREIOS NÃO ACEITAM. ESCREVA SEU NOME E ENDEREÇO À MÃO.
- Siga o exemplo a seguir:
ENVELOPES PARA DEVOLUÇÃO NÃO PREVIAMENTE PAGOS E/OU ENDEREÇADOS
5. O Consulado não se responsabiliza por atrasos, perdas e extravios de documentos ou dinheiro por correio. O Consulado recomenda que cada pessoa anote seus números de rastreamento (tracking numbers) do envelope de envio e do envelope para devolução dos documentos. Veja abaixo um exemplo de envelope de envio de documentos:
Em caso de perda ou extravio de sua correspondência, compareça a uma agência do correio USPS com o seu número de rastreamento ("tracking number") e tome as medidas cabíveis junto ao correio. Nestes casos, nova documentação e novo pagamento terão que ser reenviados para o Consulado.