Viajar para o Chile
Ingresso no Chile
Para informações atualizadas sobre as normas sanitárias de ingresso ao Chile, consulte o site oficial do governo chileno ou procure o consulado ou embaixada chilena mais próxima de sua residência.
Segurança
O Consulado-Geral vem notando um número crescente de cidadãos brasileiros que solicitam assistência em função de furto, roubo ou extravio de passaporte ou RG, particularmente nos meses da alta temporada de inverno (junho a agosto). Para minimizar os riscos, adote as seguintes recomendações:
Na rua e em estabelecimentos públicos, não deixe dinheiro, objetos de valor, mochilas, bolsas e carteiras dentro de veículos ou sobre mesas e cadeiras.
Não deixe pertences em táxis, ônibus e vans de turismo, bem como em carros estacionados.
Não carregue os originais de seus documentos de viagem (passaporte ou RG). Ande sempre com cópia de documentos de viagem, guardando o original em local seguro, preferencialmente no cofre do hotel.
No caso de roubo, furto ou extravio de documentos, dirija-se à Polícia de Investigaciones (PDI) no endereço: Calle San Francisco, 253 (metrô Santa Lucía).
No caso de roubo, furto ou extravio de documento de viagem, leia a seção Autorização de Retorno para o Brasil (ARB).
ATENÇÃO: A perda ou roubo de documentos de viagem não constituem emergência consular e a emissão de ARB não se dará fora do horário de expediente. O Consulado-Geral não possui competência legal para prestar auxílio em remarcação de bilhetes aéreos ou de passeios ou custeio, integral ou parcial, de taxas e multas de remarcação ou cancelamento de bilhetes aéreos ou de reserva de hotel.
Terremotos
O Chile é um dos países mais sísmicos do mundo, sujeito a catástrofes naturais como terremotos, tsunamis e avalanches. Para maiores informações sobre catástrofes, consulte as informações do SENAPRED (Serviço Nacional de Prevenção e Resposta ante Desastres do Chile), como aquelas referentes a terremotos (veja cartilha), tsunamis (veja cartilha) e incêndios florestais (veja cartilha). O SENAPRED aconselha ter em casa, para qualquer eventualidade, um kit básico para emergências:
- Água mineral
- Alimentos enlatados e desidratados
- Barras de cereal
- Abridor de lata
- Lanternas e baterias
- Rádio portátil com baterias de reserva
- Estojo de primeiros socorros
- Remédios
- Óculos de reserva
- Dinheiro em espécie
- Chaves de reserva da casa e dos carros
- Cópia de plano de emergência
- Artigos que forem necessários para crianças, idosos ou pessoas com limitações de movimento
Seguro médico
Recomenda-se aos turistas brasileiros em viagem ao Chile contratar seguro de assistência médica e em caso de falecimento, com vigência internacional.
No aeroporto
Contrate o transporte dentro no aeroporto somente com empresas devidamente credenciadas, instaladas em balcões de atendimento, em que o preço da corrida é cobrado antecipadamente. Ao deixar o saguão com o ticket da empresa contratada, procure certificar-se de que o veículo em que está embarcando é realmente da empresa. Tome sempre nota da placa do veículo.
Táxis ou transporte de aplicativo
Dê preferência a serviços credenciados e conhecidos. No caso de táxis comuns, peça sempre o comprovante do valor da corrida ("ticket del taxímetro") antes de pagar. Quando for pagar, mostre antes a(s) nota(s) ao taxista.
Passeios e excursões
Ao contratar passeios e excursões, dê preferência a empresas amplamente conhecidas e recomendadas, preferencialmente que realizem tais serviços com grupos. Evite excursões ou passeios individuais.
Viagem por terra entre Mendoza (Argentina) e Los Andes (Chile)
Na ida da Argentina para o Chile por via terrestre, os trâmites migratórios e aduaneiros são realizados no posto chileno, localizado em Los Libertadores. Na volta, ou seja do Chile para a Argentina, estes controles são feitos no lado argentino da fronteira (Los Horcones). No inverno, a fronteira pode ficar completamente fechada (informe-se a respeito AQUI), em razão de nevascas. Mesmo na primavera e no verão, temperaturas negativas e nevascas na área são comuns. Desta forma, os controles migratórios e aduaneiros podem ser demorados.