Emergência Consular
- O plantão consular para emergências é exclusivo para cidadãos brasileiros.
- Número do plantão consular para emergências para brasileiros: + 591 (7) 856.44.65 [celular e "WhatsApp"]
- O que é uma emergência consular:
. O plantão consular é destinado apenas para as situações de emergências (tais como prisão, acidentes graves, morte, tráfico de pessoas, roubos) envolvendo cidadãos brasileiros.
. O plantão consular tem como objetivo fornecer orientações e prestar ajuda nesses casos.
. O plantão consular funciona nos finais de semana, feriados e fora do horário de expediente.
. Caso sua ligação não seja atendida de imediato, pedimos que volte a tentar em alguns minutos, ou deixe uma mensagem informando nome e número de telefone para contato posterior. O plantonista poderá estar, naquele momento, atendendo outra chamada.
. Cada Consulado brasileiro na Bolívia atende uma determinada região, chamada "jurisdição consular". O Consulado em Santa Cruz presta serviços no Departamento de Santa Cruz.
- Emergência consular não é serviço de informações sobre serviços:
. O telefone de plantão não deve ser utilizado para consultas sobre serviços consulares rotineiros, tais como renovação de passaportes, procurações, etc.
. Portanto, não envie mensagens por "WhatsApp" pedindo informações que você pode obter consultando nossas páginas na internet.
. Em caso de dúvidas sobre os serviços consulares, escreva para o nosso e-mail cg.santacruz@itamaraty.gov.br.
- O que fazer em caso de perda ou extravio de documentos:
. As informações abaixo destinam-se aos brasileiros que se encontrem no Departamento de Santa Cruz, a "jurisdição consular" que cobrimos.
. No caso de perda ou extravio de documentos, faça o boletim de ocorrência na Delegacia da Fuerza Especial de Lucha contra el Crimen (FELCC) - unidad Santa Cruz e compareça ao Consulado no horário de atendimento ao público.
. Se você estiver em Santa Cruz a turismo e necessitar de orientação policial, procure o posto de Polícia Turística de Santa Cruz de la Sierra (Oficina Departamental de Turismo, Palacio de la Prefectura, Plaza 24 de Septiembre/Plaza Principal, Centro).
. A Polícia Turística não faz boletim de ocorrência de extravio ou furto de documentos.
. A Polícia Turística fica situada no prédio do Governo municipal, no lado oposto da Catedral. Veja aqui a localização.