ALERTA: a contratação de despachantes é uma decisão privada, sem nenhuma vinculação com o Consulado. Esclarecemos, ainda, que o Consulado não mantêm qualquer relação com intermediários e não corrobora ou recomenda sua atuação e que nenhuma cobrança é devida além das taxas publicadas neste site. Como as informações fornecidas nos sistemas são de responsabilidade civil e criminal exclusiva do requerente do serviço, desaconselhamos o uso de intermediários, principalmente aqueles sem procuração.
Eleições 2024. Instruções a respeito da situação da inscrição eleitoral.
Não é necessário comparecer ao Consulado para requerer serviços eleitorais. Todo o processo de obtenção e regularização de títulos eleitorais está sendo realizado exclusivamente pela Internet por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral.
Para a obtenção do passaporte brasileiro, será necessária a emissão ou a regularização do título de eleitor. Nos "links" a seguir do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o consulente poderá solicitar serviços e aguardar a análise dos documentos enviados (recomenda-se a utilização do navegador Google Chrome):
- Para abertura ou regularização do título, acompanhamento da solicitação e multa eleitoral:
https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#/
- Para a emissão da Certidão de Quitação Eleitoral, solicitada para o serviço do passaporte:
https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral
- Para informações sobre o Aplicativo e-Título:
https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/servicos/aplicativo-e-titulo
Para o cidadão no exterior, a Justiça Eleitoral disponibiliza os seguintes canais de atendimento, com atendimento de segunda a sexta-feira do meio-dia às 18h, horário de Brasília:
E-mail: eleitor.exterior@tre-df.jus.br
Telefones: +55 61 3048-1770 ; (61) 3048-1772 e (61) 3048-1773
WhatsApp: +55 (61) 3048-1772