Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
ALERTA: a contratação de despachantes é uma decisão privada, sem nenhuma vinculação com o Consulado. Esclarecemos, ainda, que o Consulado não mantêm qualquer relação com intermediários e não corrobora ou recomenda sua atuação e que nenhuma cobrança é devida além das taxas publicadas neste site. Como as informações fornecidas nos sistemas são de responsabilidade civil e criminal exclusiva do requerente do serviço, desaconselhamos o uso de intermediários, principalmente aqueles sem procuração.
Eleição Presidencial 2026. Regularização eleitoral.
A regularização do cadastro eleitoral vai até o dia 19 de maio de 2025, o que permitirá ao eleitor votar na eleição presidencial de 2026.
O Cartório da Zona Eleitoral do Exterior - ZZ recebeu do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) relação de 75.504 (setenta e cinco mil, quinhentos e quatro) eleitores brasileiros com domicílio eleitoral no exterior cujo cadastro eleitoral encontra-se passível de cancelamento automático por ausência a 3 (três) eleições consecutivas.
Esclareça-se que, à luz do art. 130, §1º da Resolução-TSE nº 23.659/2021, cada um dos turnos de um pleito é contabilizado como uma eleição. Desse modo, o cancelamento abrange o 2º turno das Eleições Gerais de 2018 e o 1º e 2º turnos das Eleições Gerais de 2022.
Veja a lista dos eleitores, na JURISDIÇÃO DO CONSULADO-GERAL DO BRASIL EM ROMA, com título eleitoral passível de cancelamento, com alguns dígitos do número de inscrição em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD):
Clique aqui para acessar a lista.
São os os seguintes canais de atendimento do Cartório Eleitoral do Exterior para o eleitor proceder à regularização eleitoral, não sendo necessário o comparecimento pessoal ao Consulado:
- Telefone: +55 61 3048-1770
- WhatsApp: +55 61 3048-1772
- E-mail: cartorioexterior@tre-df.jus.br
- Preenchimento de Solicitação Web pelo autoatendimento do TSE na internet, no endereço
(https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#/), devendo o eleitor anexar a documentação necessária ao atendimento até o dia 19 de maio de 2025.
Findo o referido prazo, os eleitores que não regularizaram seu cadastro terão a inscrição automaticamente cancelada pela Justiça Eleitoral, e a regularização poderá ser protocolada apenas por meio de Solicitação Web, no canal de autoatendimento do TSE, mediante preenchimento de requerimento, além de eventual quitação de débitos eleitorais.
Eleições 2024. Instruções a respeito da situação da inscrição eleitoral.
Não é necessário comparecer ao Consulado para requerer serviços eleitorais. Todo o processo de obtenção e regularização de títulos eleitorais está sendo realizado exclusivamente pela Internet por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral.
Para a obtenção do passaporte brasileiro, será necessária a emissão ou a regularização do título de eleitor. Nos "links" a seguir do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o consulente poderá solicitar serviços e aguardar a análise dos documentos enviados (recomenda-se a utilização do navegador Google Chrome):
https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#/
https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral
https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/servicos/aplicativo-e-titulo
Para o cidadão no exterior, a Justiça Eleitoral disponibiliza os seguintes canais de atendimento, com atendimento de segunda a sexta-feira do meio-dia às 18h, horário de Brasília:
E-mail: eleitor.exterior@tre-df.jus.br
Telefones: +55 61 3048-1770 ; (61) 3048-1772 e (61) 3048-1773
WhatsApp: +55 (61) 3048-1772