Turista brasileiro - Passaporte perdido ou furtado
Casos de furto
Na França, sobretudo nas grandes cidades, como Paris, Marselha, Lyon, Nice, entre outras, furtos são muito comuns. Nesse sentido, recomenda-se atenção redobrada a bens pessoais, como malas, bolsas, carteiras, sacolas e qualquer outro bem de valor. Deve-se ter bastante cuidado no metrô e em áreas turísticas, onde pode haver aglomeração.
O Consulado-Geral alerta, igualmente, para a possibilidade de ocorrência de furto de bens pessoais deixados nos quartos de hotéis. A esse respeito, vale ressaltar que os estabelecimentos hoteleiros não se responsabilizam por bens pessoais (malas, câmeras, dinheiro, documentos, etc.) deixados nos quartos, ainda que armazenados em cofres. Somente os bens deixados sob a responsabilidade da administração do hotel, devidamente registrados por escrito, poderão ser objeto de ressarcimento.
Turista brasileiro – Passaporte perdido ou furtado
Caso você seja turista brasileiro(a) na França e tenha tido o passaporte perdido ou furtado, verifique, primeiramente, qual repartição consular atende a região em que você se encontra. Caso se encontre na jurisdição do Consulado-Geral em Paris, antes de dirigir-se até nós, siga as instruções abaixo:
- Faça o Boletim de Ocorrência na Polícia francesa "Commissariat de Police" (Polícia francesa) mais próximo, com a brevidade possível.
- Tire 1 (uma) foto no formato oficial de documentos, disponível nas máquinas “Photomaton”, nos metrôs de Paris (as mais próximas do Consulado-Geral estão localizadas nas estações "Saint-Philippe du Roule" e "Franklin Roosevelt").
- Organize toda a documentação original de que dispõe no momento, como: carteira de identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), certidão de nascimento/casamento, entre outros. Veja aqui a documentação original necessária para solicitar passaporte.
- Em seguida, siga as instruções de acordo com a documentação original disponível:
- Situação 1 – Caso você TENHA toda a documentação original para solicitação de passaporte, clique aqui.
- Situação 2 – Caso você NÃO TENHA toda a documentação original para solicitação de passaporte, clique aqui.
Atenção: Caso seu passaporte tenha sido perdido ou furtado no final de semana ou feriado, sugere-se remarcar o voo de retorno ao Brasil para o próximo dia útil. O Consulado-Geral funciona de segunda a sexta, exceto feriados.
Situação 1 – Caso você TENHA toda a documentação original para solicitação de passaporte
- 1. Preencha o formulário eletrônico de requerimento de passaporte.
- 2. Faça a solicitação de novo passaporte por meio do e-consular e envie para validação.
- 3. Envie um e-mail para: consulat.cgparis@itamaraty.gov.br, informando o nome completo e e-mail cadastrado no e-consular, além dos seguintes dados:
- a) Nomes e sobrenomes;
- b) Nomes anteriores (caso tenha mudado de nome em razão de casamento, divórcio, etc.);
- c) Filiação;
- d) Data de nascimento;
- e) Local de nascimento;
- f) Dados do voo (anexar bilhete aéreo);
- g) Dados da ocorrência (extravio/furto);
- h) Telefone de contato.
- 4. Aguarde a análise do dossiê de pedido de passaporte pela autoridade consular. Assim que validado no e-consular, você receberá instruções para o agendamento e comparecimento presencial.
Atenção: A análise para emissão de passaporte requer mais tempo e, conforme a legislação vigente, exige que o solicitante apresente documentos originais.
Se você é brasileiro(a) residente na França e deseja solicitar novo passaporte, acesse aqui.
Situação 2 – Caso você NÃO TENHA toda a documentação original para solicitação de passaporte
Caso o turista brasileiro na França tenha tido o passaporte perdido ou furtado, e necessite regressar com urgência ao Brasil, o Consulado-Geral do Brasil em Paris poderá expedir ARB (Autorização de Retorno ao Brasil).
A ARB permite o embarque em voo tendo como destino final o Brasil, ainda que haja escalas em aeroportos internacionais, desde que o passageiro permaneça na área de embarque.
A ARB deve ser solicitada através do e-consular. A conveniência de emissão de ARB é decidida pelo Consulado-Geral, conforme o caso. A validade da ARB é restrita ao período necessário para a realização da viagem – em geral, 7 dias.
Documentação necessária: o brasileiro deve reunir toda a documentação disponível, incluindo documento de identidade brasileiro com foto, passaporte anterior, certidão de nascimento e/ou casamento, comprovação da urgência, original do bilhete aéreo, fotografia recente.