Serviços eleitorais no exterior - informações gerais
Os serviços de alistamento, regularização e transferência de título de eleitor deverão ser feitos exclusivamente online, pelo sistema "Título Net - Exterior" do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sem necessidade de posterior comparecimento ao Consulado.
Porém, para as eleições deste ano não será mais possível fazer a inscrição no título, pois o prazo da Lei Eleitoral para alteração no cadastro eleitoral finalizou no dia 4 de maio, quando por força da Lei Eleitoral o cadastro eleitoral deve ser fechado com antecedência de 150 dias das eleições.
Após as eleições, a partir do dia 9 de novembro de 2022, será novamente possível requerer a inscrição do seu título.
Para requerer o título no exterior, será necessário apenas preencher o formulário online diretamente no website do TSE (Título Net), disponível no link: http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/eleitor-no-exterior/pre-atendimento-eleitoral-no-exterior-titulo-net
No próprio formulário online constam as informações sobre a documentação obrigatória para formular o requerimento, formuladas diretamente pelo TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL, que é o órgão responsável pelo cadastro eleitoral.
Informações adicionais sobre o assunto e sobre o "Título Net - Exterior" podem ser obtidas no website do TSE.
Lembre-se: o (a) brasileiro (a) que reside no exterior e tem seu domicílio eleitoral no exterior está habilitado a votar somente para eleger o Presidente e o Vice-Presidente da República.
Atenção: mantenha seu título eleitoral em situação regular. A situação eleitoral irregular pode acarretar consequências diversas, como a impossibilidade de se obter passaporte ou carteira de identidade. Clique aqui para verificar todas as consequências de se manter o título eleitoral em situação irregular.
Recorda-se à comunidade brasileira que desde 28 de fevereiro de 2020 não há mais impressão e entrega de títulos de eleitor em papel. O documento deve ser acessado online, por meio do aplicativo e-Título, desenvolvido pela Justiça Eleitoral.
O Consulado informa, ainda, que a Justiça Eleitoral não definiu o calendário para o cadastramento biométrico no exterior. Para mais informações, contate o Cartório da Zona Eleitoral do Exterior: ze1zz@tre-df.gov.br ou pelo Whatsapp da Justiça Eleitoral de atendimento ao eleitor: +5561992939773
Dúvidas permanecem? Escreva um e-mail para alistamento.novayork@itamaraty.gov.br.