Passaporte + Documento Militar
O atendimento para alistamento militar + renovação de passaporte deve ser previamente agendado no sistema E-CONSULAR. Após a análise e validação, o sistema permitirá o agendamento.
A.Preencha primeiro o formulário online e imprima o RER – Recibo de Entrega de Requerimento no link a seguir:https://formulario-mre.serpro.gov.br/sci/pages/web/ui/#/passaporte-visto.
CLIQUE AQUI para maiores informações sobre como preencher o requerimento online de passaporte.
B. Depois, cadastre-se na plataforma E-CONSULAR no link https://ec-novayork.itamaraty.gov.br, escolha o serviço "Militar (alistamento) + Renovação de Passaporte (SERVIÇOS CONJUGADOS)" e siga as instruções para validar seus documentos.
INSTRUÇÕES DE ACESSO AO E-CONSULAR
1. Faça o login
Acesse o sistema E-CONSULAR (https://ec-novayork.itamaraty.gov.br) e cadastre-se com seu CPF ou e-mail . Caso o acesso ao sistema não seja possível com o uso do CPF, clique na opção "não tenho cadastro" e siga as instruções. Você receberá em seu e-mail um código de confirmação que habitará o acesso ao sistema E-CONSULAR.
2. Escolha o serviço
Você será automaticamente direcionado à aba “Meus Serviços”, em que é possível escolher o serviço desejado, clicando em "novo serviço".
3. Preencha as informações e envie imagens dos documentos necessários
Leia atentamente as instruções e preencha todos os campos com as informações solicitadas. Faça upload das imagens da documentação exigida em cada campo do formulário eletrônico. Ao utilizar seu smartphone, você poderá tirar fotos dos documentos de maneira rápida e simples.
4. Finalize a solicitação
Após preencher todas as informações, confira os dados preenchidos e envie o requerimento para validação da equipe do Consulado-Geral do Brasil em Nova York.
5. Aguarde a resposta.
A equipe do Consulado enviará um e-mail com:
-A autorização para que a pessoa interessada faça o agendamento do atendimento presencial no próprio sistema E-CONSULAR; ou
-Autorização para o envio da solicitação pelo correio; ou
-Solicitação de correção ou complementação das informações apresentadas pelo interessado. Caso tenha recebido mensagem com solicitação de correção ou complementação a documentação enviada, faça as alterações/adições e reenvie o requerimento para validação.
6. Validação
Se a sua documentação estiver completa, o Consulado enviará um e-mail com:
-Link para marcar o agendamento do atendimento presencial; ou
-Confirmação de que a solicitação poderá ser enviada pelo correio, com explicações sobre o procedimento exigido.
ATENÇÃO!
Taxa: Money Order da USPS no valor de USD 120,00,
Não encaminhe a Money Order separadamente!
NÃO compareça ao Consulado-Geral do Brasil em Nova York ou envie seu pedido de serviço pelo correio sem antes receber o e-mail de validação de seu requerimento no E-CONSULAR.
Para maiores informações, favor enviar mensagem para o e-mail passaporte.novayork@itamaraty.gov.br