Serviços pelo correio
SERVIÇOS PELO CORREIO – REGRAS GERAIS
1) ANÁLISE PRÉVIA DA DOCUMENTAÇÃO A SER ENVIADA
TODOS os serviços consulares solicitados ao Consulado-Geral, mesmo que pelo correio, devem ter a documentação previamente analisada e validada pelas autoridades consulares.
Acesse a PLATAFORMA E-CONSULAR e faça o upload da documentação.
AGUARDE O RECEBIMENTO DE E-MAIL DO CONSULADO COM A VALIDAÇÃO DE SEU REQUERIMENTO ANTES DE ENCAMINHAR A DOCUMENTAÇÃO PELO CORREIO.
2) PÚBLICO ALVO E PRAZO DE ENTREGA
A opção de solicitação de serviços consulares por correio é exclusiva para brasileiros residentes em Nova York, Nova Jersey e Pensilvânia, além das Ilhas Bermudas (Reino Unido).
O Consulado-Geral do Brasil em Nova York reserva a prerrogativa de realizar a entrega de serviços solicitados por correio em prazo de 45 dias. Geralmente, no entanto, o serviço é prestado em prazo inferior a este.
3) QUAIS SERVIÇOS PODEM SER SOLICITADOS PELO CORREIO?
1- PASSAPORTE (apenas renovação) - CLIQUE AQUI
IMPORTANTE: o Consulado-Geral apenas processa solicitações de passaporte pelo correio de brasileiros residentes em NY, NJ e PA, além das Ilhas Bermudas (Reino Unido)
2- AUTENTICAÇÃO DE CÓPIAS DE DOCUMENTOS BRASILEIROS - CLIQUE AQUI
IMPORTANTE: para autenticações via correio, os documentos (ORIGINAL e CÓPIA) enviados devem ser acompanhados do FORMULÁRIO DE CORREIO.
3- RECONHECIMENTO DE FIRMA POR SEMELHANÇA - CLIQUE AQUI
IMPORTANTE: para reconhecimento de firma via correio, a assinatura a ser legalizada deve ser acompanhada de documento de identidade brasileiro original e do FORMULÁRIO DE CORREIO.
4 - SEGUNDA VIA DE DOCUMENTOS EMITIDOS PELO CONSULADO-GERAL EM NOVA YORK
- 2ª via de procuração pública - CLIQUE AQUI
- 2ª via de registro de nascimento - CLIQUE AQUI
- 2ª via de registro de casamento - CLIQUE AQUI
- 2ª via de registro de óbito - CLIQUE AQUI
5- ATESTADO DE RESIDÊNCIA - CLIQUE AQUI
6- RENOVAÇÃO DE CARTEIRA DE MATRÍCULA CONSULAR EMITIDA PELO CONSULADO-GERAL EM NOVA YORK - CLIQUE AQUI
7- DECLARAÇÕES CONSULARES: SOBRE ESTADO CIVIL, REGIME DE BENS OU CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO - CLIQUE AQUI
4) COMO FAÇO PARA PAGAR AS TAXAS CONSULARES?
O pagamento da taxa consular deverá ser efetuado por postal money order (SOMENTE do correio americano - USPS).
Não são aceitos dinheiro em espécie, cheque, cartão de credito ou money order de outros emissores que não sejam o USPS.
No campo "Pay to" da ordem de pagamento, preencha com "Consulate General of Brazil". Nos campos "From" e "Address" (este, logo embaixo de "From"), preencha com o seu nome completo e o seu endereço.
CLIQUE AQUI e confira o valor dos serviços consulares.
ATENÇÃO: envie uma money order USPS para cada serviço solicitado.
5) PARA QUAL ENDEREÇO DEVO ENVIAR O PEDIDO?
Os envelopes USPS Priority Mail Flat Rate (pré-pagos, autoendereçados e selados) devem ser remetidos ao seguinte destinatário:
Consulate General of Brazil in New York
Consular Department
225 East 41st Street
New York, NY, 10017
6) COMO FAÇO PARA ENVIAR MEU PEDIDO PELO CORREIO?
Em todos os pedidos via correio, o cidadão deve também enviar um envelope para retorno dos documentos. Para a segurança dos documentos em trânsito este Consulado-Geral somente aceita envelopes do correio americano (USPS Priority Mail Flat Rate pré-pago), autoendereçado e selado.
ENVELOPE DE RETORNO: O envelope de retorno deverá ser o USPS Priority Mail Flat Rate pré-pago, deverá estar autoendereçado para retorno. O tracking number é muito importante, por isso anote seu número de rastreio para que possa rastrear o seu envelope de retorno.
ENVELOPE DE ENVIO: O envelope de envio, que também deverá ser USPS Priority Mail Flat Rate pré-pago, deverá conter a documentação para solicitação do serviço consular e o envelope de retorno. O tracking number é muito importante, por isso anote seu número de rastreio para que possa rastrear o seu envelope de envio.
IMPORTANTE: Não são aceitos outros tipos de envelopes. Documentos que forem enviados sem um envelope de retorno USPS Priority Mail Flat Rate pré-pago e selado não serão processados, pois o Consulado não poderá sequer devolvê-los. Caso a pessoa não reclame os documentos, eles poderão ser destruídos após período de tempo razoável.
SERVIÇOS PELO CORREIO – passo-a-passo
1) ANÁLISE PRÉVIA DA DOCUMENTAÇÃO A SER ENVIADA
TODOS os serviços consulares solicitados ao Consulado-Geral, mesmo que pelo correio, devem ter a documentação previamente analisada e validada pelas autoridades consulares.
Acesse a PLATAFORMA E-CONSULAR e faça o upload da documentação.
AGUARDE O RECEBIMENTO DE E-MAIL DO CONSULADO COM A VALIDAÇÃO DE SEU REQUERIMENTO ANTES DE ENCAMINHAR A DOCUMENTAÇÃO PELO CORREIO.
2) PÚBLICO ALVO E PRAZO DE ENTREGA
A opção de solicitação de serviços consulares por correio é exclusiva para residentes em Nova York, Nova Jersey e Pensilvânia, além das Ilhas Bermudas (Reino Unido).
O Consulado-Geral do Brasil em Nova York reserva a prerrogativa de realizar a entrega de serviços solicitados por correio em prazo de 45 dias. Geralmente, no entanto, o serviço é prestado em prazo inferior a este.
3) QUAIS SERVIÇOS PODEM SER SOLICITADOS PELO CORREIO?
1- PASSAPORTE (apenas renovação) - CLIQUE AQUI
IMPORTANTE: o Consulado-Geral apenas processa solicitações de passaporte pelo correio de brasileiros residentes em NY, NJ e PA, além das Ilhas Bermudas (Reino Unido)
2- AUTENTICAÇÃO DE CÓPIAS DE DOCUMENTOS BRASILEIROS - CLIQUE AQUI
IMPORTANTE: para autenticações via correio, os documentos (ORIGINAL e CÓPIA) enviados devem ser acompanhados do FORMULÁRIO DE CORREIO.
3- RECONHECIMENTO DE FIRMA POR SEMELHANÇA - CLIQUE AQUI
IMPORTANTE: para reconhecimento de firma via correio, a assinatura a ser legalizada deve ser acompanhada de documento de identidade brasileiro original e do FORMULÁRIO DE CORREIO.
4 - SEGUNDA VIA DE DOCUMENTOS EMITIDOS PELO CONSULADO-GERAL EM NOVA YORK
- 2ª via de procuração pública - CLIQUE AQUI
- 2ª via de registro de nascimento - CLIQUE AQUI
- 2ª via de registro de casamento - CLIQUE AQUI
- 2ª via de registro de óbito - CLIQUE AQUI
5- ATESTADO DE RESIDÊNCIA - CLIQUE AQUI
6- RENOVAÇÃO DE CARTEIRA DE MATRÍCULA CONSULAR EMITIDA PELO CONSULADO-GERAL EM NOVA YORK - CLIQUE AQUI
7- DECLARAÇÕES CONSULARES: SOBRE ESTADO CIVIL, REGIME DE BENS OU CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO - CLIQUE AQUI
8- VISTO DE VISITA ( turismo, negócios, atividades artísticas ou desportivas, com prazo de estada de até 90 dias) - CLIQUE AQUI.
4) COMO FAÇO PARA PAGAR AS TAXAS CONSULARES?
O pagamento da taxa consular deverá ser efetuado por postal money order (SOMENTE do correio americano - USPS).
Não são aceitos dinheiro em espécie, cheque, cartão de credito ou money order de outros emissores que não sejam o USPS.
No campo "Pay to" da ordem de pagamento, preencha com "Consulate General of Brazil". Nos campos "From" e "Address" (este, logo embaixo de "From"), preencha com o seu nome completo e o seu endereço.
CLIQUE AQUI e confira o valor dos serviços consulares.
ATENÇÃO: envie uma money order USPS para cada serviço solicitado.
5) PARA QUAL ENDEREÇO DEVO ENVIAR O PEDIDO?
Os envelopes USPS Priority Mail Flat Rate (pré-pagos, autoendereçados e selados) devem ser remetidos ao seguinte destinatário:
Consulate General of Brazil in New York
Consular Department
225 East 41st Street
New York, NY, 10017
6) COMO FAÇO PARA ENVIAR MEU PEDIDO PELO CORREIO?
Em todos os pedidos via correio, o cidadão deve também enviar um envelope para retorno dos documentos. Para a segurança dos documentos em trânsito este Consulado-Geral somente aceita envelopes do correio americano (USPS Priority Mail Flat Rate pré-pago), autoendereçado e selado.
ENVELOPE DE RETORNO: O envelope de retorno deverá ser o USPS Priority Mail Flat Rate pré-pago, deverá estar autoendereçado para retorno. O tracking number é muito importante, por isso anote seu número de rastreio para que possa rastrear o seu envelope de retorno.
ENVELOPE DE ENVIO: O envelope de envio, que também deverá ser USPS Priority Mail Flat Rate pré-pago, deverá conter a documentação para solicitação do serviço consular e o envelope de retorno. O tracking number é muito importante, por isso anote seu número de rastreio para que possa rastrear o seu envelope de envio.
IMPORTANTE: Não são aceitos outros tipos de envelopes. Documentos que forem enviados sem um envelope de retorno USPS Priority Mail Flat Rate pré-pago e selado não serão processados, pois o Consulado não poderá sequer devolvê-los. Caso a pessoa não reclame os documentos, eles poderão ser destruídos após período de tempo razoável.
Em caso de dúvidas, escreva para os setores do Consulado. Os endereços de e-mail são:
Passaporte: passaporte.novayork@itamaraty.gov.br
Autenticação de cópia de documentos brasileiros: legalizacao.novayork@itamaraty.gov.br
Reconhecimento de firma: legalizacao.novayork@itamaraty.gov.br
Procuração: notarial.novayork@itamaraty.gov.br
Certidões de nascimento, casamento e óbito: rcivil.novayork@itamaraty.gov.br
Carteira de Matrícula Consular, assuntos militares, assuntos eleitorais e CPF: alistamento.novayork@itamaraty.gov.br