Cônsul-Geral
MARIA NAZARETH FARANI AZEVÊDO
Cônsul-Geral do Brasil em Nova York
Diplomata de Carreira, com vasta experiência na promoção de interesses do Brasil perante organizações internacionais, a Embaixadora Farani Azevêdo é a nova Cônsul-Geral do Brasil em Nova York, desde 1º de abril de 2021.
A Embaixadora Farani Azevêdo ocupou várias posições importantes ao longo de sua carreira, em Genebra, Montevidéu, Washington DC e Brasil.
No período de 2008 a 2013 e novamente, de 2017 a 2021, a Embaixadora Farani Azevêdo foi Representante Permanente do Brasil junto às Nações Unidas e Outras Organizações Internacionais em Genebra. A Embaixadora Farani Azevêdo presidiu o Corpo Governante da Organização Internacional do Trabalho, bem como o Comitê de Negociações da 31a. Conferência Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Foi eleita facilitadora da revisão do Conselho de Direitos Humanos. Também presidiu o Corpo Executivo (2018-2019) da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Comitê Executivo do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (2020), o Comitê Consultivo do Plano Estratégico de Patrimônio (2019-2021), entre outras posições relevantes.
Foi, também, Cônsul-Geral do Brasil em Genebra no período de 2013 a 2017 e Chefe de Gabinete do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, de 2005 a 2008.
Atualmente, ela é membro do Comitê Consultivo da BrazilFoundation em Nova York.
A Embaixadora Farani Azevêdo iniciou sua carreira em 1982. Entre suas posições iniciais no Exterior, ela foi designada para a Embaixada do Brasil em Washington DC, para a Missão do Brasil junto à ALADI (Associação Latino-Americana de Integração) em Montevidéu e para a Missão do Brasil junto às Nações Unidas e Outras Organizações Internacionais, em Genebra. No Brasil, ela ocupou cargos em promoção commercial, integração regional e acesso ao mercado.
A Embaixadora Farani Azevêdo também é autora do livro “A Organização Mundial do Comércio e a Reforma Agrícola”.
É casada com o Embaixador Roberto Azevêdo, ex-Diretor-Geral da Organização Mundial do Comércio e atual Vice-Presidente Executivo e Chief Corporate Affairs Officer da PepsiCo. O casal possui duas filhas, Paula e Luisa, e cinco netas, Alice, Olivia, Eva, Catarina e Isabela.