Tutorial - primeiro acesso
Publicado em
13/05/2022 12h19
Atualizado em
13/05/2022 12h21
1. Faça o cadastro no E-CONSULAR e posteriormente o login
Para acessar o E-CONSULAR, clique aqui ou digite ec-novayork.itamaraty.gov.br no seu navegador e dispositivo com acesso à internet de preferência.
O cadastro e o login ao E-CONSULAR podem ser feitos de duas maneiras:
a) Com o uso da conta GOV.BR, desde que a pessoa seja titular de número de CPF brasileiro.
-Clique aqui para assistir a vídeo com tutorial sobre a criação de conta na plataforma GOV.BR;
-Clique aqui para ver orientações sobre como solicitar número de CPF brasileiro.
OU
b) Por meio do fornecimento de e-mail e senha, independentemente de a pessoa ter CPF.
-Vídeo com tutorial para a criação de cadastro no e-Consular com o fornecimento de email e senha pode ser visto aqui.
Caso a pessoa leia e siga as orientações disponibilizadas, mas permaneça com dúvidas ou dificuldades para concluir o cadastro inicial para acesso à plataforma E-CONSULAR, poderá escrever para nossos setores e solicitar auxílio. Veja aqui nossos endereços de email.
2. Escolha o serviço
Após feito o login, você será automaticamente direcionado à aba “Meus Serviços”, em que é possível escolher o serviço desejado, clicando em "novo serviço".
3. Preencha as informações e envie imagens dos documentos necessários
Leia atentamente as instruções e preencha todos os campos com as informações solicitadas. Faça upload das imagens da documentação exigida em cada campo do formulário eletrônico. Ao utilizar seu smartphone, você poderá tirar fotos dos documentos de maneira rápida e simples.
4. Finalize a solicitação
Após preencher todas as informações, confira os dados preenchidos e envie o requerimento para validação por parte da equipe do Consulado-Geral do Brasil em Nova York.
5. Aguarde a resposta
A equipe do Consulado enviará um e-mail com:
-A autorização para que a pessoa interessada faça o agendamento do atendimento presencial no próprio sistema E-CONSULAR; ou
-Autorização para o envio da solicitação pelo correio; ou
-Solicitação de correção ou complementação das informações apresentadas pelo interessado. Caso tenha recebido mensagem com solicitação de correção ou complementação a documentação enviada, faça as alterações/adições e reenvie o requerimento para validação.
6. Validação
Se a sua documentação estiver completa, o Consulado enviará um e-mail com:
-Link para acessar o ambiente eletrônico do agendamento do atendimento presencial; ou
-Confirmação de que a solicitação poderá ser enviada pelo correio, com explicações sobre o procedimento exigido.
ATENÇÃO: NÃO compareça ao Consulado-Geral do Brasil em Nova York ou envie seu pedido de serviço pelo correio sem antes receber o email de validação de seu requerimento pelo E-CONSULAR.
Pedidos enviados sem a validação do Consulado serão imediatamente retornados.