Celpe-Bras
- CELPE-BRAS 2/2024
- O QUE É?
- QUEM PODE FAZER?
- QUAL O OBJETIVO DO EXAME?
- COMO É O EXAME?
- ONDE O EXAME É APLICADO NO JAPÃO?
- ONDE OBTER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O EXAME?
- COMO SE TORNAR UM POSTO APLICADOR DA PROVA DO CELPE-BRAS?
CELPE-BRAS 2/2024
Em 16 de julho de 2024, foi publicada o Edital nº 120, que regula a aplicação da edição do segundo semestre de 2024 do Celpe-Bras. Clique aqui para ler. As inscrições vão até sexta-feira dia 16 de agosto de 2024.
No Japão, o exame é aplicado uma vez por ano, no segundo semestre, pela Universidade de Estudos Estrangeiros de Quioto (KUFS). Em 2024, as provas ocorrerão entre 22 e 25 de outubro.
O QUE É?
O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é o exame brasileiro oficial de proficiência em português brasileiro como língua estrangeira. O exame é aplicado no Brasil e no exterior pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com apoio do Ministério da Educação (MEC) e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
No Japão, a prova é aplicada anualmente, no segundo semestre.
QUEM PODE FAZER?
Estrangeiros e brasileiros cuja língua materna não seja a língua portuguesa.
QUAL O OBJETIVO DO EXAME?
O exame avalia o desempenho dos participantes com a finalidade de comprovar o nível de proficiência em língua portuguesa.
O Celpe-Bras é o único certificado de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente pelo governo brasileiro.
O certificado é aceito pelas Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil como comprovação de proficiência no uso da língua portuguesa, para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no Brasil.
As instituições e os órgãos que utilizam o Celpe-Bras são responsáveis por definir os critérios de utilização do exame, assim como o prazo de validade para sua aceitação.
COMO É O EXAME?
O Celpe-Bras é composto por duas partes: Parte Escrita e Parte Oral.
Parte Escrita – composta por quatro tarefas de produção textual que devem ser realizadas em até 3 horas.
Parte Oral – conversa de 20 minutos com um avaliador-interlocutor, na presença de um avaliador-observador, que não interfere na conversa. Nos primeiros cinco minutos, a conversa é sobre informações gerais do participante. Nas etapas posteriores, a conversa se baseia em diferentes temas propostos, a partir de diferentes gêneros textuais que mesclam linguagem verbal e não verbal (capas de revista, cartuns, fotos etc).
Atenção: O questionário que o participante responde no ato da inscrição serve de base para facilitar a primeira etapa da parte oral, por isso é fundamental que ele seja o mais detalhado possível.
A proficiência é avaliada a partir do desempenho do participante nas duas partes.
O certificado é conferido em quatro níveis: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior.
ONDE O EXAME É APLICADO NO JAPÃO?
UNIVERSIDADE DE ESTUDOS ESTRANGEIROS DE QUIOTO – KUFS
Responsável: Prof. Moisés Kirk de Carvalho Filho
Endereço: 〒615-8558 Kyoto-fu, Kyoto-shi, Ukyou-ku, Saiin Kasame-cho, 6
Telefone: +81 (75) 312-6168
e-mail: celpe@kufs.ac.jp
Site (em japonês): https://www.kufs.ac.jp/Brazil/news/celpekyoto.html
ONDE OBTER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O EXAME?
Informações adicionais, provas anteriores, editais e orientações sobre a inscrição podem ser obtidas nos seguintes endereços:
https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/celpe-bras
COMO SE TORNAR UM POSTO APLICADOR DA PROVA DO CELPE-BRAS?
Em 21 de junho de 2024, foi publicado pelo Inep o Edital nº 96/2024 que regulamenta os critérios para o credenciamento de instituições interessadas em tornarem-se postos aplicadores do Celpe-Bras.
Clique aqui para ter acesso à integral do documento.
Contato
Setor de Educação e Cultura
Tel: 052-222-1196